quinta-feira, 13 de outubro de 2011

SECRETÁRIO, MENOS, POR FAVOR!

Uma notícia me chamou a atenção: Durante lançamento do “Plano de Marketing e Marca de São Luís”, o Secretário Municipal de Turismo Liviomar Macratão disse:



“Hoje podemos dizer que São Luís está nas ‘prateleiras’ das agências de viagens brasileiras. Nunca a cidade esteve tão em evidência no mercado turístico nacional e, inclusive, no exterior. Devemos isso ao esforço mútuo da Prefeitura de São Luís e do trade ludovicense, que nos apoia na divulgação da cidade e seus principais atrativos em mercados prioritários e participações em feiras e eventos”



Não duvido, tampouco discuto que esse plano de Marketing, seja um bom projeto, que tenha sido feito dentro de todas as normas técnicas e que tenha sido elaborado por profissionais altamente capacitados, mas, daí a falar que São Luís “nunca esteve tão em evidencia” e que hoje vive nas “prateleiras” das agencias de viagem do Brasil e até do mundo inteiro, isso, sim, é uma falácia descabida além de desnecessária.





São Luís é uma Cidade muito pouco visitada, na nossa frente, estão várias Cidades do Interior do Brasil, nem me refiro às capitais e sim a Cidades interioranas. Falta muita coisa e tenho a certeza que não estamos nas "prateleiras" dos principais polos emissivos do Brasil muito menos do Exterior.



Temos um turismo altamente sazonal e duvido que uma Agencia de Turismo VIVA EXCLUSIVAMENTE de Receptivo em São Luís. Falo de agencia de verdade, não essas de fundo de quintal que tem aparecido a cada dia.



Só um detalhe: A época que São Luís mais teve em evidencia foi entre 1999 e 2004, onde tivemos um trabalho forte na mídia Nacional feita pelo Governo do Estado e depois disso, somente perdemos, perdemos e perdemos...



Pode até ser que São Luís esteja em evidencia pelos péssimos serviços de atendimentos em muitos bares e restaurantes, pela situação de degradação física do Centro Histórico, pela tão propagada situação do Aeroporto "internacional", pela enorme poluição das Praias e da Lagoa da Jansen e sem contar a tamanha dor de cabeça que os muitos buracos (Agora melhorou nas Avenidas) causou em muitos turistas durante o ano passado e esse ano. O nível de insatisfação foi enorme, basta ver as muitas reportagens vinculadas na mídia local.



São Luís “merece mais” e, infelizmente não chegou a nossa vez.



Nossa Cidade merece um choque de ordem pública, uma gestão eficiente e compartilhada. São Luís, merece uma política de manutenção e não somente política de revitalização e depois abandono. Precisa de um "plano de meta" a ser cumprido e não só propagado como temos observado. Precisamos de novas idéias, novos quadros e sobretudo, amor pela terra para que dias melhores aconteçam de fato.



Senhores Secretários, apresentem seus projetos, trabalhem por melhores dias, mas, por favor, não venham com falacia deslavada e frases prontas para justificar a ineficiência dessa atual "Gestão" Municipal e Estadual



Valha-me Deus.

6 comentários:

Anônimo disse...

Você tem, alguma pesquisa que indique o que vc falou? Por que o Secretário parece que fez o discurso amparado pelas pesquisas.

Fábio Henrique Farias Carvalho disse...

Pesquisa? Meu amigo, você deve ser algum funcionário da Secretaria e vem aqui garantir seu ganha pão.

O problema de vocês (Da Secretaria) é que vocês se tracam em um gabinete e ficam a ler pesquisas encomendadas que não refletem a realidade...

Saiam as ruas e vejam In LoCO a SItuação..

Hoje, tem muita gente fazendo turismo na SECRETARIA, isso sim. É Europa / EUA / BRASIL INTEIRO / RESTAURANTES BONS E POR AÍ VAI . . .

NÃO ME VENHA COM ESSA CONVERSA DE PESQUISA, POR FAVOR.

Cada uma!

Anônimo disse...

Fábio Henrique meu amigo.

Pesqquisa não reflete a realidade, pois pesquisa é estátisca, esta ciencia é umavaraiante da matematica, mas que não atesta bem a realidae que eles querem fazer os ludovicenses englirem, mas digo avocêo seguinte esta raziada do turismo, meio ambiente, bitz urbana é só firula, pois não saõ sérios e ai eles põe um arauto, um vasssalo, funcinãrio comisssionado que não quer perder o cargo vira bucha de canhão a dispara estas loucas ilações que são verdadeiro CAÔ CAO.

Anônimo disse...

Esses caras são uns doentes mentais onde eles pesquisaram isso que afirmam,são uns mentirosos e brincalhões.
Tenho vários amigos que aqui no sul e sudeste visitaram São Luis e não são boas as impressões colhidas sobre a cidade.
Os dirigentes politicos desse Estado se especializaram em mentir para o público alienado e funcionários públicos que são obrigados a lhes aplaudirem.

Anônimo disse...

Isso é puro factóide já li muitos e presenciei vários lançamentos de planos mirabolantes e depois nada não há continuidade então ninguém acredita mais o que esses governantes falam.
Determinação política e iniciativa são coisas raras nesse tipo de gente.

Anônimo disse...

meu amigo Fábio henrique.

Precisamos organizar urgente o movimeento apartidário pelas redes sociais, como vem acontecendo na América, Europa, efim uma primavra brasileira como ados países Árabes mas sem violencia só com Indignação. Os jovens Americanos estão fazendoo movimento, Ocupe Wall Street, ´nòs podemos jogar na rede social, o seguinte movimento, Ocupe a CBF, Ocupe Ministério dos Esportes, poi eles estão doidos para roubar dinheiro público que vai ser investido na copa do mundo e na Olimpíada, sendo assim vamos também ocupar pacíficamente a João liboa, Praça pedro segundo, em sinal de Indignação, eu jávou começar hoje postar no Facebook, estas idéias, etambém vamos, fazer tudo pacíficamente, pois, JUST SAY GOOD BYE,´pois é o que eles merecem, Adeus. já vai tarde.