quinta-feira, 15 de setembro de 2011

NÃO SE TRATA ARTISTA DA TERRA DESSA FORMA FUNC.

Tomei conhecimento a pouco através de um amigo artista que infelizmente, não foram pagos os cachês dos artistas, referente às festas Juninas no mês de Junho.



Considero tal ato além de deselegante, uma tremenda falta de consideração com aquele que eleva e leva o nome deste Estado/Cidade através da Música, da literatura, da pintura e de qualquer outra forma de expressar a Arte.



Não existe por parte do Executivo um orçamento digno, muitas vezes, não se chega nem a 1% do orçamento, sem contar as sucessivas humilhações que os artistas têm que se subordinar para conseguir um patrocínio ou apoio junto aos determinados órgãos de cultura.



Na Fundação Municipal de Cultura a coisa se torna mais grave ainda, pois, pasmem os senhores, mas, determinados funcionários se acham os donos daquela instituição, fazendo perseguições e até mesmo excluindo artistas renomados pelo simples fato não concordarem com determinado fato ou não se alinharem politicamente com grupo A ou B.



Pergunto: Arte tem dono? Será que a arte sobreviveria sendo o artista um serviçal do executivo como querem muitos políticos?



Todo artista é a consciência crítica de uma nação e infelizmente, isso não é levado em conta.



Não é justo que um artista demore dois, três e até seis meses para receber o seu sagrado cachê, afinal de contas, ele é trabalhador e prestou um serviço e por ele merece receber instantaneamente sem desculpas ou argumentos cretinos.

Essa camarilha que se acha dono da cultura, pinta e borda com a classe artística do nosso Estado e essas demoras em pagamento são mais comuns do que imaginamos.



Já passa da hora de se ter um trabalho sério de valorização do artista. O artista, não pode ser usado somente em propagandas políticas para fazer gracinhas como somos acostumados a ver constantemente.



Este fatos me faz lembrar de muitos artistas que morreram na miséria extrema pelo desrespeito que os Governantes tem com essas classe, que dirá Coxinho, João do vale e muitos outros filhos da lamentável e famigerada prática de achar que fazem favor e não cumprem o que determina a Constituição deste País que preconiza que todo cidadão tem direito a cultura e a todos o tipos de manifestação cultural.



Se é assim, Tenha mais respeito pela Classe artística FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA

Nenhum comentário: