Uma fala é comum em todo o mundo: Um País só cresce com Esporte, Educação de qualidade e investimento na área científica. Nesse sentido, vou aqui expressar o meu ponto de vista para o que considero que seria a solução do Brasil: Educação em tempo integral e escolas técnicas.
Criou-se um mito que todos os cidadãos tinham que ter curso de terceiro grau e nesse sentido, se deixou de investir em escolas técnicas por muito tempo, o que acarretou em um prejuízo para a mão de obra qualificada do Brasil. Outro dia li uma notícia que soldadores de um país do Oriente Médio estavam vindo para o Brasil para trabalharem em um determinado Gasoduto do País,pois, não tínhamos uma mão de obra qualificada o suficiente, um grave erro dos Governos passados que não investiram nesse tipo de mão de obra e em Escolas Técnicas.
Vejamos: No Estado Unidos, aproximadamente 40% da população tem terceiro Grau, na França, 22% e no Brasil, entre 8 e 11% que é um número baixo, mas, se levarmos em conta que os formados em escolas técnicas prestam um relevante serviço para a nação, vamos perceber que existe um pouco de mito no Terceiro Grau, sendo assim, porque não termos mais escolas tecnicas no Brasil, bancada pelos Governos Municipais, Estaduais e Federal ?
Existe um projeto no Senado da República para que todas as escolas do Brasil sejam de Tempo Integral, sendo muitas escolas tecnicas. Custaria em torno de 20 bilhões por ano. Essa valor é um troco para o Brasil, se levarmos em consideração os benefícios que eles iriam trazer a nação em 20 anos. Quanto o Brasil paga de Dívida Externa por ano? Quanto o Brasil não gasta desnecessariamente, com cargos públicos demasiados, com gastos supérfluo e por aí vai?
Se houvesse uma melhor aplicabilidade dos recursos, certamente, teríamos todas as Crianças do Brasil em escolas de tempo integral e escolas técnicas ainda por cima. O maior problema do Brasil é a Educação de base. A formação inicial do estudante. Quando a base não é executada adequadamente, gera um grave problema no futuro.
Só lembrando: O Ex- Governador Jackson Lago, fez a compra do antigo Colégio Marista e nele prometeu entregar no final de 2009 uma escola tecnica de tempo integral, foi cassado no mesmo ano e, assim que assumiu o Governo Roseana Sarney, prometeu entregar no mesmo periodo, mas, infelizmente abandonou a obra em seguida, já se passaram quase dois anos e nada. Entrei lá e senti uma dor profunda, sobretudo por ser tombado como Patrimônio Federal e por ser a segunda maior Praça Esportiva do Maranhão, depois do Castelão. A estrutura está pronta, só falta força de vontade e competência do Governo, coisa que infelizmente não estamos observando em nenhuma área.
No Maranhão, temos apenas 2 escolas de tempo Integral que ficam em São José de Ribamar e uma terceira está sendo feira pelo bom Prefeito Gil Cutrim. E esse é um número assustador também, pois, temos 2017 Municípios e milhares de crianças na rua. Até quando os gestores públicos vão brincar com a Educação Pública do Brasil? Não é hora do congresso Nacional pensar em instituir em todo o Brasil escolas de tempo integral, sendo escolas técnicas?
Vamos pensar nisso?
Nenhum comentário:
Postar um comentário