segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A Pedra da Memória e Seu Lamentável Esquecimento.

Basta clicar nas fotos Para ampliá-la.































A Pedra da Memória e Seu Lamentável Esquecimento.



Inicialmente, a Pedra da Memória foi instalada em frente ao antigo Quartel do 5º Batalhão de Infantaria no Campo de Ourique em 1841, data essa em que se comemorava a Coroação de D. Pedro II, permanecendo lá até a demolição desse antigo quartel.

Jogada ao relento e ao descaso, a Pedra contou com substancial ajuda do escritor Joaquim Luz que se empenhou imensamente pela sua instalação no local onde até hoje permanece, porém, abandonada e tristemente esquecida.

Chega a ser irônico, mas a Pedra da Memória foi esquecida pelo Poder Público Municipal e Estadual, e para agravar a situação, retiraram os dois canhões que a ladeavam para a execução de uma reforma que nunca foi concluída.

E por falar nesse assunto, tal reforma revitalizaria toda a muralha do Palácio dos Leões bem como os Baluartes São Cosme e Damião e quando concluída teria-se o total de 16 baterias de canhões. Porém, no Maranhão, tudo é levado no deboche e na galhardia, nada podendo se esperar, quanto mais a conclusão de uma obra.

Os canhões, além de históricos, davam um toque de beleza e nos remetiam a um passado bucólico e romântico da São Luís dos anos 50.

No Maranhão, é muito comum políticos e espertalhões de plantão apropriarem-se de algo que não é seu. Aqui tem de tudo: é ex-Presidente da República que usurpa o portão secular do cemitério de Alcântara e coloca em sua casa com o maior descaramento; é político que se acha dono de imagens de santos e obras, artes seculares guardadas nas Igrejas ou nos Museus, e as colocam na sala de sua casa; é político, que na maior cara de pau do mundo, retira Pedras de Cantaria do centro histórico de São Luís para decorar seu jardim particular; e por aí vai. Agora, são os nossos canhões que representam as batalhas e as glórias do Maranhão que estão sumidos.

Para onde foram?

Não quero crer que tenham parado na casa de algum Desembargador ou Deputado, mas deixo a dica no ar.

Voltando a Pedra da Memória, fico a pensar o quanto nossos administradores são incessíveis com os nossos Monumentos Históricos que nada mais são do que um pedaço da história do Brasil.

Quando observo a Pedra da Memória ser vítima de políticos cretinos que se aproveitam do silêncio da madrugada para nela poder colar materiais de campanha, sinto náuseas, sem contar que a agressão maior é a pichação, um abuso e verdadeiro absurdo, e mesmo assim, ninguém toma uma atitude.

Quando a Governadora Roseana Sarney acorda e abre a janela do seu quarto no Palácio dos Leões, ela se depara com as Pichações da Pedra da Memória. Quando o Prefeito João Castelo vai trabalhar na Prefeitura, ele passa pela Pedra da Memória. No entanto, parecem estar sofrendo de cegueira mórbida ou então perderam o poder da indignação em ver a sua cidade sendo consumida pelas ações de marginais.

Até quando a Pedra da Memória ficará do jeito que está? E os nossos Canhões vão aparecer ou não? Eis a questão.

O filósofo Plutarco cita que o “importante não é correr, é andar'', mas no Maranhão nem se corre nem se anda, na maioria das vezes se rasteja, sobretudo no descaminho da submissão e do silêncio indesejado que tanto mal faz a sociedade.

A Pedra da Memória ou é mais um lamentável esquecimento ou então é o retrato fiel dos políticos que nos representam.


*Fotos Tiradas por mim no dia 18-10-2010


4 comentários:

José Oliveira Serejo disse...

Caro Fabio.
Quando chego em São Luis o meu primeiro passeio e nesta região e a Praia Grande que acho uma das mais belas paisagens de nossa cidade.
Quando aí estive notei a Praça muito enxuta e sem os seus canhões,para nós que amamos o nosso Patrimônio Historico parece que arrancaram um pedaço de nós.
Para o poder publico que se omite no cuidado com os logradouros publicos isso é crime.
Observo e sinto que os nossos politicos não tem nenhum apreço ou respeito por nós que ostentamos em nossos documentos que somos oriundos dessa terra,eu por nome de familia e amor ao berço onde nasci.
Seguimos na vida achincalhados pelas noticias que aconteçem por aí e que se sabem mais por aqui do que aí,essas mazelas que os nossos politicos praticam são motivos de chacotas aqui no sudeste.

Anônimo disse...

Sempre escuto o Renato Sousa via internet, pois moro em Brasília, há 3 anos, e certa vez houve a visita do sr macatrão do turismo municipal no programa e ele discutiu vários projetos. Muitos por sinal. Na ocasião fiquei feliz por achar que sao luís estaria muito bela. Mas qdo leio este blog percebi que ainda há muito por fazer ou ainda não foi feito nada desses projetos propalados. Qual seria o erro, Fábio?? O secretário é incompetente pra gerir os projetos formatados? não há recusros? ou falta de interessa mesmo? por favor, comente.

Rodrigo Campos
Asa Sul´-DF

Fábio Henrique Farias Carvalho disse...

Caro Rodrigo Campos,

Não acredito que o Secretário seja incompetente, pelo contrário, ele é conhecedor do assunto, mas, o maior problema sobretudo é o sucateamento da máquina e principalmente a forma que o Prefeito Castelo tem de governar.
Confunde o público com o privado e é capaz de fazer nomeações descabidas para simplesmente agradar os amigos!
É o jeito Castelo de Governar, centralizando e ditando normas, talvez por ser um filho da ditadura Militar que o levou ao cargo de Governador de Estado em 1978

Rapaz Sincero disse...

A PEDRA DA MEMORIA ESTA NO ESQUECIMENTO TOTAL! ONDE ESTÃO OS DOIS CANHÕES QUE FICAVAM AO LADO DA PEDRA DA MEMORIA?