terça-feira, 5 de outubro de 2010

O Mirante Da Lagoa da Jansen!
























O Mirante da Lagoa que foi intitulado de Mirante Terezinha Jansen em homenagem a essa grande mulher, grande folclorista e pesquisadora da Cultura do Maranhão.
Figura querida e respeitada foi justamente homenageada e, nas terras que pertenceram a sua bisavó Ana Jansen conhecida como a “Rainha do Maranhão” na metade do Século-XIX.

Mas voltando ao Mirante da Lagoa, esse encontra-se em decadência plena.

Inaugurado em 2001, passou a ser inicialmente vítima da falta de educação da população que por lá, depredavam tudo que via pela frente a começar pela placa que fazia alusão ao nome de Terezinha Jansen, depois os bancos, as lixeiras, as luminárias e mesmo com todo esse vandalismo, não se pensou até hoje em colocar naquele ponto um boxe da Polícia Militar ou mesmo guardas da iniciativa privada.

A palavra Mirante significa um ponto elevado de onde se descortina um largo horizonte ou pavilhão colocado em lugar montanhoso, para que dele se possam apreciar vistas panorâmicas. No entanto, o mato cresce e por lá não se observa mais nada a não ser sujeira, degradação, poluição e abandono.

O mais estarrecedor é o fato de estar se tornando ponto preferencial de empresários que também por lá fazem eventos que vão de luta livre a shows de artistas de gosto duvidável. Deixam por lá um rastro de sujeira sem precedentes e em uma área que é de preservação permanente e tombada como Parque Estadual da Laguna da Jansen, criado pela Lei 4.870 de 23 de Junho de 1988.

Últimamente os turistas e os moradores da área tem sido vítima de assantos fresquentes e os próprios poucos policiais que fazem a ronda do local pedem para não “dar bobeira” ou mesmo “não ir por lá” para ver o por do sol por exemplo.

Essas festas além de degradarem visualmente o ambiente, comprometem, a verdadeira função do nosso querido mirante. Não se pode permitir que um espaço público seja privatizado por empresários ligados ou ao Grupo da Governadora Roseana Sarney ou ao Grupo do Prefeito João Castelo, afinal, o Mirante da Lagoa é do Povo, mas como quem concede as autorizações é Prefeitura ou o Governo do Estado...

Necessário no entanto é que o Sr. Promotor Fernando Barreto tome uma providencia diante da completa degradação em que se encontra aquele ponto da Lagoa sobretudo pela degradação promovida por festas privadas que como já disse: Deixam um rastro de sujeira incalculável, conforme as fotos mostram.

É necessrário que o IMPUR( Instituto Municipal de Paisagismo Urbano) faça a poda das árvores bem como as empresas de limpeza pública façam o seu papel que por sinal deixam e muito a desejar, mas o principal é que o Governo não permita essas festas e mais, que o Ministério Público tome as devidas providencias e faça cumprir o seu papel Constitucional de Fiscalizar as Leis.

Mas como diria o Jurista e “profeta” Ruy Barbosa em 1914, profetizando o que seria o Brasil do futuro e que hoje é o Brasil Presente:

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”

Qualquer mera coincidência com os dias atuais não é absurda e sim o que o Jornalista Palmério Dória falou em seu Livro Honoráveis Bandidos: Um retrato do Brasil na Era Sarrney.


*Artigo publicado no meu blog visite e olhe as tristes fotos que foram tiradas por mim na tarde de hoje, dia 05 de outubro de 2010.

7 comentários:

Toty Freire disse...

De fato, é uma pena que vejamos um local de contemplação e de homenagem nessas condições. Espero que as autoridades possam olhar para lá com mais atenção.

Abçs, Fábio.. Parabéns pelo blog..

Anônimo disse...

Recebi hoje pela madrugada uma mensagem no meu celular proveniente de número desconhecido, em que a autora apenas se diz pertencente algo grupo do ex-prefeito Valdivino Cabral, e que participou de uma reunião a "portas fechadas" trantando da eleição.
Transcreverei a mensagem, do mesmo modo que chegou ao meu celular, com isso ressalto que certos adjetivos dados a certas pessoas não condizem com o meu pensar.
Eis a mensagem:

"Eu sou do grupo do doutor Cabral e participei de uma reunião que fiquei enojada. A bruxa da Vianey falou que a preocupação dela era só com os votos dela, pois:
- Primeiro: porque o dinheiro que ela estava usando era dela e do marido dela;
- Segundo: que o deputado Ribamar Alves estava bem e queria casar votos com ele também e na última hora comparava uns votinhos para o pesado do Zequinha Sarney;
- Terceiro: o ex-governador Jackson Lago tinha sido melhor para eles do que 'Os Sarneys' e por isso tinham lançado o vereador do PDT, Orlando Mendes, candidato a deputado federal, para dar palanque para o Jackson no segundo turno e que nesse momento so votaria na governadora por muito dinheiro; e
- Quarto: do jeito que a coisa estava indo, 'o velho e ela doentes batem as botas' e lá vão os chatos do PT mandar na gente.
E foi assim que o deputado Ribamar deu a maioria para o Flávio Dino e o doutor Cabral, que é o verdadeiro aliado da familia Sarney, homem sério, integro e honesto tem que suportar esse povo ditador e oportunista mandando desmandando e esquecendo quem botou essa corja que tá quebrando a prefeitura de Santa Inês."

E ao me informar pelas ruas de Santa Inês pude comprovar, que essa história tem eco, pois muitos aliados do ex-prefeito Valdivino Cabral confirmam a tal reunião, que definiu as estratégias finais de campanha da candidata Vianey Bringel.

Fábio Henrique Farias Carvalho disse...

Verdade Fabinho é um descaso o Nosso Mirante. E é uma pena não podermos ver o lindo por do sol de lá por conta dos assaltos e má infra estrutura que hoje se encontra.
Arrasou.

Bjs e saudades de vc sumido!!!

Znalda!

Anônimo disse...

Verdade Fabinho é um descaso o Nosso Mirante. E é uma pena não podermos ver o lindo por do sol de lá por conta dos assaltos e má infra estrutura que hoje se encontra.
Arrasou.

Bjs e saudades de vc sumido!!!

Znalda

José Oliveira Serejo disse...

Mais um logradouro abandonado como é costume nesta cidade.Será que as pessoas e a imprensa não se incomodam com tamanho abandono?
Será que os administradores não passam por esse logradouro em algum dia na vida deles?talvez nem olhem das janelas dos seus carros.
Valha me deus mais uma vez!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

E o Secretário de Turismo do município dizendo em entrevista que já está fechando voos chater da italia para São Luis. Na Itália já tem lixo demais, eles não querem ver os daqui !!!!!

Anônimo disse...

Hello foi a 3ª vez que encontrei a tua página e adorei tanto!Espectacular Projecto!
Até à próxima