quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Porque Que Tem Que Ser Assim Até No Largo Dos Amores?































































A Praça Gonçalves Dias é um marco romântico da nossa Cidade. Inaugurada em 15 de outubro de 1860, com o nome de Largo dos Remédios. A identificação de Praça Gonçalves Dias só se deu a partir de 03 de novembro de 1900, por um decreto Municipal.
Antonio Gonçalves Dias é autor dos mais belos versos de amor da língua portuguesa segundo seus críticos. Conhecido como o Poeta da Raça, nasceu em 10 de agosto de 1823, próximo a Cidade de Caxias-MA. Faleceu aos 41 anos no naufrágio do navio “Ville de Boulogne,” quando este já se encontrava próximo da Bahia de Cumã em 03 de novembro de 1864. Poliglota, dramaturgo, etnógrafo e Jornalista. Formou-se em Direito e Filosofia na Universidade de Coimbra, autor de vários livros publicados, inclusive, póstumos, sendo, ainda, detentor de cadeira cativa na Academia Brasileira de Letras.
Apaixonado por Ana Amélia Ferreira do Vale teve a mão de sua amada negada pelos seus pais por ser poeta e mestiço, numa época em que o futuro pertencia aos comerciantes. Contudo, na praça que atualmente leva seu nome, mantiveram encontros às escondidas. A história registra que por esse motivo a praça ficou sendo chamada carinhosamente pela população de Largo dos Amores. Os mais antigos falam que, efetivamente, não existe uma família em São Luís do passado, cujo romance não tenha sido iniciado naquela praça.
Durante décadas, a praça ficou sem muitos reparos, abandonada, mas sempre com seu astral bucólico e romântico trazido, principalmente, pela beleza paisagística que nos proporciona e pelo
belo por do sol nas tardes de verão.
Felizmente, revitalizada pela empresa Vale do Rio Doce em 2006, numa restauração em que incluiu a bela Estátua de Gonçalves Dias e o tradicional coretinho, iniciativa, diga-se aqui, digna de aplausos, já que, na execução, tudo foi refeito: novos bancos, novo piso, jardinagem, completa revisão da iluminação com substituição dos postes comuns, por postes coloniais, num projeto em que se preocuparam com tudo, inclusive, com a ação de vândalos, dotando-a de segurança armada que, unida à guarda municipal, trouxeram maior segurança às pessoas que voltaram a freqüentar o Largo dos Amores.
E hoje?
Bem, a praça está abandonada novamente. Perdeu quase todos os aspectos da sua restauração feita a pouco tempo. Tem o coreto abandonado, servindo para dormida de moradores de rua durante a noite. Não se tem coleta de lixo regular e a praça tem lixo para todo lado. O muro de proteção encontra-se deteriorado podendo causar um acidente a qualquer momento. Não existe mais jardinagem e todas as flores dos jarros da praça morreram. Existem postes sem iluminação e se tirou a guarda municipal e a guarda particular também.
Têm sido freqüentes os números de assalto tanto de turistas quanto de grupos da terceira idade que vão a missa na Igreja Nossa senhora dos Remédios e para piorar a situação ao invés da praça servir para passeio, ela está servindo de pista de half de skate. Os skatistas vão para o local e fazem manobras radicais em cima dos bancos e das escadarias resultado: Vários bancos e todos os beirais da escadaria estão quebrados sem se que faça absolutamente nada. Já houve acidente de skate que bateu em criança e machucou gravemente, mas na praça, não se tem a quem reclamar, pois todos os Policiais da Guarda Municipal e os seguranças foram retirados do local a quase dois anos.
Chega a ser desesperador e de se perguntar onde vamos parar. Para que temos Prefeito nessa Cidade? Será que ele não tem assessor que olhe essa situação de vexatória e de abandono?

Não é possível que ninguém tome uma atitude diante de tamanho descaso com nossos logradouros públicos. O Prefeito tem sido um grande irresponsável em relação à preservação do nosso patrimônio público. Já basta de tanta letargia e apatia.
Os Secretários de Obra, Patrimônio e Cultura de São Luis têm que sair dos seus gabinetes, tem que olhar de perto a situação de abandono do nosso Centro Histórico. Não adianta dar desculpa esfarrapada o que está faltando mesmo é trabalhar, acordar e de fato assumir os cargos que lhe foram atribuídos, mas isso além de inverossímil é somente fruto da nossa imaginação.
Basta! As imagens falam por si só.
* Fotos Tiradas por mim menos as do Jumentinho que copiei do Blog do Jornalista Itevaldo Junior.

5 comentários:

Vanilza Freitas disse...

Todos os aplausos são dignos para esse texto, que tristemente concordo com todas as palavras.
Infelizmente a sociedade está muito comodista e mais uma vez, está aí uma eleição. Espero que avaliem tudo, para não cometerem erros, que só não tem concerto por conta também da própria população.
Bjs:.

José Oliveira Serejo disse...

Fabio,estive em São Luis em janeiro e junho deste ano e a cidade está abandonada, lixo por toda parte, buracos em todas as calçadas esgotos vazando nas ruas, uma verdadeira vergonha.
Sinto uma profunda decepção e tristeza de ver umas das mais belas cidades do país nesse estado de conservação.Parece Kabul semi-destruida.

Anônimo disse...

Concordo plenamente Fábio e estou tão indignado quanto tu. É uma vergonha passar pelo centro histórico e ver as ruas, calçadas e casarões deteriorados e entregues a vadios (se dizem vigias de carros) que afugentam os turistas assim como todos os visitantes.
Realmente é preciso se tomar uma providência urgente!

Arnoldo Bastos.

Anônimo disse...

Meu amigo eu trabalhei 15 anos no aeroporto de Guarulhos representando as maiores agencias de viagens em cumbica e guarulhos e só o que eu ouvia falar era coisas ruins do nosso estado, hoje moro aqui em sao luis e as pessoas me perguntam porque nao faço aqui o que fazia la no sul, eu tenho vergonha do estado em que se encontra nossa cidade, nunca teve pessoas sérias a frente do turismo em nosso estado, haja vista o que acontece em barreirinhas derramam rios de dinheiro na cidade e la nao se ve nenhuma estrutura. e assim vamos ficando para tras hoje ja perdemos ate para o Piaui.

Anônimo disse...

Al final Sao Luis será a cidade do já foi:
Já foi Atenas brasileira, porque ao ver a Biblioteca do centro da cidade nessa situaçao, que más pensar.
E un día desses será a cidade que foi Patrimonio Historico da Humanidade,.
Tenho muita pena que nem um polito tenha orgulho e saiba reconhecer o grande e valiosa que é Sao Luis.

"NAO PERMITA DEUS QUE EU MORRA SEM QUE EU VOLTE PARA LÁ...
Uma pergunta as palmeras, onde estan???