quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O Tráfego De Carro Ameaça A Praia Grande.














































Durante décadas, o tráfego de carros vem ameaçando o nosso Patrimônio no Centro Histórico de São Luís e mais recentemente, a área que tem o Tombamento Mundial e que permanecia isolada do tráfego de veículos, passou a ser vítima da inércia do Prefeito de São Luís também.

O Bairro da Praia Grande é uma área tombada e se manteve preservado do tráfego de carros desde sua revitalização no final dos anos oitenta, mas estranhamente desde o ano passado, vem se tornando uma avenida aberta com carros, motos e até mesmo caminhão baú que por lá circulam livremente sem atitude consistente por parte dos órgãos competentes.

Exatamente até o ano de 2008, existia uma corrente na Rua do Trapiche e na Rua da Estrela, essas correntes serviam justamente para proibir a entrada de carros, mas foi retirada e por lá, entra quem bem entender. A Secretaria de Urbanismo de São Luís que fica na Rua Portugal é a primeira que descumpre a norma e principalmente o bom senso, pois todas as tardes por lá se encontram carros parados e quando questionados, falam que tem autorização. Convenhamos o estacionamento fica a duzentos metros da Secretaria!

A área da Praia Grande é de turismo e lazer, por lá trafegam crianças, famílias e os grupos da terceira idade.

Não se pode admitir que carros trafeguem naquela área, pois tem quebrado ruas, calçadas e prejudicado inclusive o turismo.

Basta passar uma tarde na Praia Grande para observar o desgoverno de João Castelo e a completa inoperância da Secretaria de Trânsito e Transporte de São Luís.

É necessário a presença efetiva e eficaz de Guardas Municipais na Praia Grande e mais, que os acessos sejam novamente fechados com as correntes para que os carros não destruam ainda mais o nosso já deteriorado Patrimônio Público.

4 comentários:

José Oliveira Serejo disse...

Isso é uma vergonha meu caro Fábio quase fui atropelado nessa região quando passeava em uma das tardes quando aí estive.
A nossa elite politica vegeta na ignorância a despeito de todo o progresso da humanidade,é de doer o coração aqui no Rio em menor escala mas tem também disso a cidade está assim o Centro onde era proibido o acesso de carros hoje trafega até carros-fortes.

Bruna Suzana disse...

Além de por em risco os pedestres, a circulação de carros em centros históricos colaboram potencialmente na danificação de nossos prédios antigos devido à poluição, trepidação e atritos físicos constantes que comprometem suas estruturas. É realmente vergonhoso presenciar o abandono e o descaso de um Patrimônio Histórico Mundial.

Anônimo disse...

O Fábio td bem??

Gostei de ver teu blog. Está de parabéns.

Beijos

Luana Santos Tavares

KARINA CARVALHO disse...

Oi,Fabio

A circulacao de veiculos no Centro Historico eh perigosa para os pedestres, como disse o Serejo, e um prejuizo à vista para os cofres publicos, pois os fios eletricos e cabos agora passam por baixo dos paralelepipedos e nao suportarao o peso constante dos veiculos
Falta cidadania,cultura turistica e varias outras coisas tambem
Parabens pela materia
Att,
Karina Carvalho
Dir Receptivo da ABAV-MA