segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A ABAV-MA É UMA CONFRARIA DE AMIGOS!


Há tempos, venho pensando em fazer um artigo sobre a ABAV-MA (Associação Brasileira de Agências de Viagens), mas levo alguns fatores em consideração e de alguma forma acabo não fazendo-o. Só que... na vida, tudo tem limite!

Penso que, desde sua fundação no Maranhão, a ABAV-MA só serve para fotos em jornais, principalmente, em colunas sociais e encontros casuais de empresários da área de turismo. Não serve para absolutamente mais nada, pois não pautam assuntos de grande valia de interesses da sociedade e, consequentemente, do FALIDO TURISMO DO MARANHÃO!

Comete injustiça e descumpre o próprio estatuto da sua entidade, prejudicando a imagem o e próprio funcionamento dela.

De acordo com o Estatuto da ABAV NACIONAL, ela tem como “foco de atuação, ação permanente junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário”. E de acordo com Estatuto da ABAV-MA no seu Artigo 2º- tem por objetivo:

J- Proporcionar a livre discussão dos assuntos de interesse público, excetuando-se os de política partidária e sectarismo religioso;

N- Promover a cultura, defesa e conservação dos patrimônios histórico, cultural, artístico e turístico, acorde com o desenvolvimento sustentável, através da defesa e preservação do meio ambiente.

Senhores (as) leitores (as), trabalho na área de turismo a quase uma década e nunca observei uma ação concreta da ABAV-MA no sentido de tentar dirimir os problemas do nosso Estado. Talvez, eles não saibam o poder que uma entidade de classe de uma área que movimenta e emprega milhões pode ter.

Nunca houve pauta junto ao Governador de Estado, Prefeitos das cidades que integram o turismo e como o próprio estatuto diz, junto ao Legislativo e Judiciário, parecem ser amadores, desarticulados ou desinteressados e não tem o mínimo tino político para assim, barganhar ou negociar melhorias para o nosso falido turismo. Parecem se preocupar somente com os seus próprios negócios e deixam de lado a real função que seu próprio estatuto determina e defende.


No seu artigo 2º fala em promoção e conservação do patrimônio público e nesse sentido, faço um questionamento: Quando a ABAV-MA tomou uma atitude legal junto ao Ministério Público para tentar resolver o quadro caótico do nosso Patrimônio Público, por exemplo?

A classe de turismo do Maranhão é uma classe desunida e sempre espera que as autoridades tomem todas as decisões sem um painel de discussão, sem uma apresentação prévia ou mesmo sem um parecer favorável ou contrário.

Os eventos têm que ser regados a bebida, comida ou sorteio de passagem e hospedagem, senão nenhuma alma viva comparece ou, no máximo, poucos interessados. E o exemplo mais claro de toda essa situação vexatória é o fato de ter sido cancelado o “Roteiro do Reggae” por falta de quorum, pois das 35 empresas convidadas só compareceram duas ( Marencanto Turismo e Sacada Turismo).


Confesso que nem gosto desse tipo de projeto, pois avalio que a Secretaria de Turismo deveria se preocupar com coisas mais sérias, mais importantes e preocupantes, mas já que foi feito um projeto, já que se perdeu tempo e dinheiro público, custava os membros da ABAV-MA comparecerem?

De fato, estamos em um mato sem cachorro!


O Estado está completamente arrebentado, destruído sem que se tenha uma ação concreta, os logradouros públicos a míngua, as ruas intrafegáveis, as praias poluídas e a favelização do Centro Histórico sendo consumada. Enquanto isso, o filho da Ditadura Militar e Prefeito João Castelo continua dormindo no ponto... aff!

Já na pasta de Turismo do Governo do Estado se encontra o proxeneta de cargo público Tadeu Palácio que nada tem haver com a causa e ao invés de se preocupar com o turismo tem que se preocupar com a Justiça que acaba de quebrar seus sigilos bancários e fiscais e fazer o bloqueio de alguns de seus bens avaliados em 400 mil reais por suposto enriquecimento ilícito e malversação do dinheiro público. Ou seja, um ótimo partido para pasta do turismo no Maranhão!

Já a ABAV-MA que deveria pautar os assuntos relacionados a essa causa, que deveria se posicionar, que deveria buscar a imprensa, que deveria fazer uma agenda positiva para o turismo e assim, montar mecanismos dinamizadores para essa nobre função, não faz e também, dorme no ponto.


Talvez, depois desse cancelamento feito pela Secretaria de Turismo os membros da ABAV-MA resolvam marcar um chá inglês das 17 horas e entre uns biscoitinhos, risadinhas e assuntos que nada tem haver com o Turismo e o Estado, eles se toquem e percebam a real função de uma associação de classe.

Decididamente a ABAV-MA é uma confraria de amigos.

Passo a palavra a ABAV-MA...

15 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Fabio Henrique



Embora não estou lembrado de você, pelo nome, fico extremamente agradecido, de você ter colocado a nossa Associação, no devido lugar. Acredito piamente que esta sua colocação comunga com a grande parte do Trade, a exceção do que se revezam no comando desta Associação. As suas colocações sobre ações que possam dinamizar o nosso Turismo, assim como a sua colocação sobre o Ex- Balaio Tadeu Palácio, parecem que você ouviu os meus pensamentos. Com relação a Classe Turística, acredito que não seja desunida, e sim sem esperança, e desta forma cada um corre atrás do seu espaço, sobre as confraternizações, que só acontecem uma vez por ano, assim como as reuniões com pautas serias, estas há muito tempo que não participo, pois para nada servem, a não ser para distribuir algumas passagens como você bem colocou. As minhas participações em Reuniões da ABAV, sempre me coloquei de forma critica, e sempre reinvidiquei algumas de suas colocações, sem que nenhuma delas prosperassem, razão pela qual, continuo pagando os miseres R$100,00/mês, mas não usufruo de absolutamente nada da nossa Associação.

Finalmente que lhe parabenizar, pelas suas colocações e me colocar a sua disposição para que juntos possamos dar uma guinada de 180º e buscar o verdadeiro sentido de ter uma Associação de Classe, e esta ser operante



Abraços



Washington Carvalho

Diretor Comercial
Brother´s Turismo Ltda

brother@brotherturismo.com.br
T- 55 (98) 3235-3922
Celular: 98 81150605

Av.Colares Moreira, nº 400 Topical Shopping Center

São Luís - MA - Brasil – CEP: 65075-340
-----------------------------------------------
www.brotherturismo.com.br



Nota:- não tenha nada pessoal com qualquer menbro efetivo e suplente desta Diretoria e nem das anteriores

Anônimo disse...

Arrasou, Fábio!! Muito bom mesmo!!
Admiro muito sua postura, acho que essas pessoas devem ser sacudidas mesmo, se metade das pessoas ligadas ao Turismo de São Luis tivessem sua postura e "chutassem o pau da barraca" de vez em quando, as coisas com certeza seriam bem diferentes!!

Beijos

Marilia

Fábio Henrique Farias Carvalho disse...

Marília, muito grato pelas suas palavras, você é uma grata surpresa sempre!

Sr Washington Carvalho

Agradeço também suas palavras, mas devo fazer uma ponderação: continuo a pensar que a classe de turismo é uma clase desunida e em relação aos encontros festivos, não qui aqui falar em confraternização de Final de Ano e sim em qualquer movimento onde se tenha o turismo como pano de fundo, se não tiver o venha a nos, certemente os membros não irão ao Vosso Reino.
Um abraço e felicitações!

Anônimo disse...

Fábio,
Concordo no ponto em que diz que classe de turismo é desunida. Isso é visto em algumas viagens técnicas (as que são definidas como "oba oba" por muitos), inclusive promovidas pela ABAV (como para Brasília, Belém, BH, Vitória - essa vc deve se lembrar bem, certo!!!!). É incrível como os associados não dão a mínima importância para atividades como essa... são tão menosprezadas que acabam colocando qualquer pessoa para representar sua empresa, inclusive pessoas que nem sequer trabalham nela. É, meu amigo... temos muitos empresários que são conhecidos nesse ramo por agirem assim... mas enfim, acho que as ações promovidas pela ABAV - MA são poucas perto do que ela poderia oferecer, mas o envolvimento dos contribuintes, os empresários que deveriam participar das reuniões, sugerir pautas interessantes, e somar com sua atuação é muito pouco.
Acho que ao invés de apenas reclamar, deveriam estar atrás do balcão, e não só cuidando de seus interesses próprios... e sabemos que quem mais reclama são os que menos fazem, os que menos tem representatividade no turismo, e os que muitas vezes, estão metidos em várias "maracutaias".

Anônimo disse...

Fábio, acho que você acertou em cheio nesse ponto.
Na verdade, não sóa Abav-MA que vive de encontros casuais, mas todos os órgãos envolvidos com o turismo, pois são acomodados e esperam que tudo caia do céu.
Não é possível que ninguém fique triste ou precocupado coma situação do nosso turismo!
Bom tema!
Abraço.
Fernanda.

Anônimo disse...

Realmente meu caro Fabio no Maranhão há de tudo um pouco, mas, os maus exemplos se surperpõe a todos os que poderia ser dignos de serem lembrados...
Nosso patrimônio arquitetonico e histórico é riquissimo, porém as poucas vezes que fui a capital vejo apenas o descaso, o abadono e a destruição de séculos de História...
O setor do turismo geraria milhões de reais a toda sociedade do Estado, mas, como você tem mostrado é filho orfão nesse atrasado e desamparado Estado...Mas, não ocorre isso a toa, são mais de quarenta anos de uma oligarquia raquitica que governa apenas para si e esquece de governar para o bem comum...
Triste Maranhão, espero que algum dia possamos mudar as estruturas de poder por aqui, mas, creio que quando isso ocorrer restará muito pouco de nosso patrimônio...
Um forte abraço e continue a nos brindar com verdades que os poderes publicos insistem em não querer ver!!!
Marcos Morais...

Anônimo disse...

Fábio, se metade do trade tivesse a coragem e a capacidade de escrever e falar que você tem, certamente as coisas seriam diferente!

De fato os órgãos que deveriam defender, nada fazem e você sempre escrevendo artigos em defesa da Cidade, do Estado e do Turismo...
quem sabe assim, os membros do turismo tomem vergonha com tanto descaso.

Um abraço
fernando Araújo

Anônimo disse...

Parabéns pelas palavras, pois elas valerama pena!
Realmente a ABAV-MA não serve para absolutamente nada e as Secretarias de Turismo de São Luis e do Estado do maranhão Também!!!
Você está de parabéns!

Marcela!

Anônimo disse...

Fabinho...

As vezes sinto vergonha de ser de São Luis e de ter me formado em Turismo, pois infelizmente começo a perceber que foi um erro...
Um beijo, querido!

Elizangela Amado!

Anônimo disse...

De fato a Abav é uma brincadeira, não sei para que ela existe já que sua função seria defender o turismo e infelismente não faz!

Roberto!

Anônimo disse...

de fato essa Abav só serve para viagens, para encontro de amigos e mais nada.
Qual a função da secretaria Municipal de Turismo e a de Estado?
o que a ABAv e os outros sindicatos fazem p melhorar isso?

Como você mesmo falou, só serve para coluna social!

Luiz Junior

Anônimo disse...

Fabio, não estou conseguindo falar com vc. Me liga. Abraços. Thiago Alves

Anônimo disse...

Fábio,

Sempre um tanto contundente, ácido, mas tenha mais cuidado para que não caia em descredito. Ponderação, acho que seria a melhor fala. O mercado é desunido sim, conheço-o a um bom tempo e nunca o vi diferente. Quanto a Confraria de Amigos, não tenha duvidas, É SIM! É tamanha a Confraria que mesmo havendo inúmeras opniões diferentes os agentes associados, nem sempre em dia com as suas mensalidades e obrigações, vale frisar, elegeram a chapa atual por aclamação(!). Mas não se iluda com as demais associações e/ou sindicatos, pois quando não são Confrarias, tem-se pelos dirigentes apenas meros bobos corte, salvadores do mundo e "grandes visionários". É lamentável sim, mas é mais lamentável a politicagem envolta, o lobby próprio, o orgulho e todas as outras formas que o ser humano usa para chamar atenção para a sua pessoa. Longe do MA essas confrarias são piores ainda; no eixão SP/RJ/BH/DF quem manda é quem tem poder e grana, aqui ainda conversamos... Se está tudo perdido? Não, não creio, mas que o molho está desandado não tenho duvidas. Existe um comentário acima que achei deveras pertinente, diz o Anônimo: "... o envolvimento dos contribuintes, os empresários que deveriam participar das reuniões, sugerir pautas interessantes, e somar com sua atuação é muito pouco.
Acho que ao invés de apenas reclamar, deveriam estar atrás do balcão, e não só cuidando de seus interesses próprios... e sabemos que quem mais reclama são os que menos fazem, os que menos tem representatividade no turismo, e os que muitas vezes, estão metidos em várias "maracutaias"."
É em síntese o retrato do cancer: O tal do rabo preso, ou doido para se prender desde que surja algum $!

Anônimo disse...

Oi Boa noite..

Fabio eu recebi o email da Revista de História da Biblioteca Nacional, onde eu enviei seu artigo sobre o abadono e perigo que se encontra a Biblioteca Benedito Leite, eles pediram maiores informações, mas nesse caso só você poderá fornecer.

E encaminhei o email para seu gmail, para que você possa dar maiores exclarecimentos.
Abraço
Marcos Morais

José Oliveira Serejo disse...

Fábio eu leio todos os dias os jornais do Maranhão a impressão que tenho é de uma acomodação muito grande dessa elite caolha que governa este Estado e as suas instituições enveredam pelo mesmo caminho da letargia da incúria e incompetência e favorecimento dessa mesma elite politica.
A frase mais pronunciada pelas pessoas que falo e mantenho correspondência e esta"aqui é o Maranhão".
Como se aí fosse um lugar do Brasil em que as exceções reinam em absoluto desacordo com o resto do Brasil que diga o TRE com a candidatura de um certo deputado duramente criticado pela mídia brasileira e estrangeira.
As pessoas não se indignam como você e o ideal que você não tivesse o seu blog hospedado em um jornal de tendência chapa branca como se diz na imprensa.