quarta-feira, 28 de julho de 2010

Qual a diferença entre o Maranhão e o Afeganistão?‏



* :
Mais uma vez o Maranhão se torna chacota nacional, que lamentável! Mas infelizmente essa é nossa dura realidade.

Meus caros leitores, façamos uma rápida análise sobre o Nosso Estado:
A Capital Federal ainda era no Rio de Janeiro e o Senador Sarney já era Deputado Federal, tornou-se Governador de Estado aos 35 anos de idade e depois disso, veio o Golpe Militar e conseqüentemente, os Governadores Biônicos - sem votos. Sarney foi responsável pelas nomeações de Pedro Neiva de Santana, Nunes Freire e João Castelo. Quase no final da Ditadura Militar foi responsável pela eleição de Luiz Rocha e depois, Eptácio Cafeteira.

Já na Democracia Plena, elege Edson Lobão e em seguida, sua filha, Roseana Sarney por dois mandatos que por sua vez, faz seu sucessor José Reinaldo Tavares que rompe com o grupo Sarney e consegue eleger Jackson Lago(oposição) que teve seu mandato cassado pela Corte Superior Eleitoral dando assim de mãos beijadas o Governo a Roseana Sarney que busca sua reeleição pela quarta vez. Ufa! Que sequência de ações triunfantes para o Clã Maranhense.

Fazer essa retrospectiva é necessário já que este grupo está no poder a 50 anos. É lógico que com esse mesmo grupo surgirá corrupção, imoralidade, falta de ideologia política e conseqüentemente, nomeações descabidas em todas as áreas, pois estão viciados.

Ter visto Arnaldo Jabor colocar o Maranhão ao lado do Afeganistão, pode ter algum exagero, pois no Maranhão não existe guerra e é um Estado laico, mas o índices sociais são os mesmos de regiões como a Afegã e de países miseráveis do continente Africano.

O Maranhão é detentor de três quartos da água potável do Nordeste, do segundo maior litoral do Brasil, de aproximadamente 65% do manguezal deste País, de uma biodiversidade enorme, fauna e flora invejável, povo trabalhador e principalmente, com vocação turística em todos os cantos do Estado, mas nada disso é capaz de reduzir a miséria desse povo.

Temos o pior Idh do Brasil, o maior índice de mortalidade infantil, a pior educação e recentemente, tivemos um dado que das 20 piores escolas do Brasil 5 estão no Maranhão.

Tudo isto tem uma justificativa que é a não renovação dos quadros políticos do Estado, ao contrário de termos grupos políticos fortes, temos verdadeiras quadrilhas preparadas para assaltar os cofres públicos do Maranhão. Hoje, não existe um prefeito que em quatro anos de governo não saia completamente rico, com carros e casas maravilhosas!

Temos o Legislativo atado e as Câmaras Municipais são sucursais do Executivo e a Assembléia Legislativa também. Temos o Judiciário falido e desmoralizado perante a opinião pública devido aos seus membros apresentarem um padrão de vida incompatível com seus salários gerando desconfiança e desesperança.

A Capital São Luís historicamente conhecida por ser a Ilha Rebelde, teve um retrocesso político ao colocar João Castelo na prefeitura. Eu não era nascido e João Castelo já era Governador de Estado, trinta anos depois ele se torna prefeito da maior Cidade do Estado. De fato, não houve amadurecimento dos eleitores.

Por conta dessas escolhas políticas ou melhor, "escórias políticas", pelo fato de votarmos mal estamos em uma situação de chacota nacional e por esse motivo temos os piores índices sociais do país.

Ah, quanto ao fato do TRE do Maranhão “liberar os tais fichas sujas", indo contra uma vontade popular, isso é normal, pois por essas terras a Justiça além de ser parcial, ela só “enxerga” o que lhe convém.

Esse é ano de eleição e temos tudo para poder mudar esse quadro caótico. Depende de nós.


LINK DO COMENTÁRIO FEITO POR ARNALDO JABOR:
http://www.youtube.com/watch?v=5McQyoaWR5Q

13 comentários:

Anônimo disse...

É muito triste tudo isso, mas é a realidade meu querido, é lamentável o que os politicos fazem. Como você citou, não houve amadurecimento dos eleitores, e os politicos aproveitam, deitam e rolam. Hoje estou em outro estado, mas amo o meu estado e sempre procuro acompanhar as notícias, não tem como esquecer as origens. Semana passada tive que ir em minha cidade Natal e fiquei triste ao ver que muitas cidades não evoluiram, cidades mal cuidadas, mal cheiro vindo dos esgotos, que tira qualquer clima e desejo de estar ali. A miséria é bem visivel e as pessoas pra ir até o hospital tem que andar bastante, pois o prefeito colocou a prefeitura no lugar do hospital e o hospital construiu bem longe, quase chegando na cidade vizinha, ouvir reclamação que dependendo do horário que adoecer, o motorista não leva na ambulância, e o doente tem que se virar, o povo conta essas coisas, mas tem medo de denunciar. Só não me envergonho totalmente de ser Maranhense, devido ao carinho e a hospitalidade de meu povo.

Fábio Henrique Farias Carvalho disse...

Você está muito certo, seu comentário é muito pertinente e atual.
É uma pena, mas infelizmente estamos sem escapatória a curto prazo.
Grande abraço!

Miranda disse...

Meu querido, gostei de seu blog ele é rico em informações sobre o nosso estado, é importante ter pessoas como você pra nos falar essas verdades, confesso que não sabia, serei um seguidor e até a próxima.

Miranda disse...

Se você permitir, posso colocar em meu blog essa matéria, prometo citar a fonte, pois essas coisas são revoltantes e mais pessoas precisam saber, vou enviar através de e-mail para alguns amigos, quem sabe um dia nosso povo se conscientiza e aprende a votar. Abraços

Miranda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Muito prazer, meu caro Fábio Henrique.
Sou um curioso, e estou sempre fazendo comentários nos blogs.Gosto mais de política, e foi assim que descobrir vc no blog do meu amigo Marco D,eça.Muito bom o que vc escreveu, era isso que tinha vontade de dizer.Gosto de ler bons textos, isso me inspira a fazer bons comentários.Mande seus textos para o meu email e eu os publico no facebook.silvino.ferreirag@bol.com.br
Um abraço.

Fábio Henrique Farias Carvalho disse...

Grato, Sr. Silvino Ferreira!

Anônimo disse...

Fábio você está completamente certo, só lamento o fato de muitos maranhenses ainda temerem represálias desses políticos. Moro em um município pobre da Baixada Maranhense e que recentemente foi palco de mais uma injustiça promovida pelo TRE juntamente com o grupo Sarney, é aquele que não gosta de ser contrariado. Veja só, o prefeito aqui era O sobrinho de Zé reinaldo,agora desafeto do dono Do Mar e, que não aceitou voltar ao clã. Resultado:Prefeito cassado! Assume candidata protegida pelo clã por meio de um processo judicial tendencioso e maléfico ,bem nos moldes do clã.

Unknown disse...

Meu caro, ainda que pertinente e interessante, gostaria de fazer comentários que, com sorte, levarás em conta em um próximo post.

Como maranhense, ludovicense, e estudante da área - relações internacionais na UnB - eu creio ser importante que, ainda que se aponte todas as verdadeiras mazelas de nossa cidade e de nosso estado, nunca se caia no erro político crasso e infelizmente comum no pensamento popular nacional de jogar todos a classe política como irreparavelmente corrupta.

Façamos, ao contrário, um apelo: busquemos juntos candidatos e personagens políticos (líderes sociais, empresariais, religiosos) que estejam comprometidos com a mudança e com o público sobre o privado. Devemos sim mostrar tudo que tem de errado no estado, mas nunca perder a esperança: eles nãos nos tirarão este último refúgio.

Sugiro um post, já que estamos em época de eleições, em nome do populi, em nome de uma nova postura: que cada maranhense perpasse por todo o joio que há nas listas eleitorais e ache o trigo. E se não achar, que seja o trigo: se realmente acredita que ninguém disponível respeitará o povo, que tome este lugar.

Que esse trigo seja de todos as posições políticas: que a discussão política gire em torno de caminhos possíveis (mais socialista, mais liberal, mais conservador) e não em torno de quem é o "do bem" e quem é "do mal" ou de quem rouba mais e quem rouba menos.

É fácil acusar o povo de ser comprado pelos maus políticos. Mas é difícil lembrar que a dominação das "quadrilhas" atuais só é possível porque os ricos e os pobres são comprados, mas também porque a classe média é ludibriada a acreditar que não há esperança. Se você acredita que nenhum político servirá, você acabou de ser enganado pelas quadrilhas, que fazem de tudo para cegá-lo.

E tenho dito.

Fábio Henrique Farias Carvalho disse...

Sr. Mateus, Muito agradecido pelo seus comentários e por sua dica, mas é necessrário observar que escrevi sobre esse grupo que está no poder a 50 anos e não a outros grupos políticos. Não penso que não caio no erro de achar que todos os políticos são corruptos, mas tenho certeza e afirmo que quando um grupo se perpetua no poder, com ele surge mazelas, corrupção e outros maus exemplos e o senhor como estudante da área, deve ter essa certeza também.
Não joguei a culpa para "o povo" coo falaste, mas afirmo categoricamente que o povo maranhense não aprendeu a votar, não soube distinguir o ruim do bom e o dado concreto são os indices sociais do nosso Estado.
Mas levarei em consideração o seu comentário, te agradeço por isso, mas até o presente momento não mudarei meu pensamento em relação a o que escrevi.
E tenho Dito...
Um abraço e felicidades.

Anônimo disse...

Olá Parabéns pela narrativa!
Moro em Imperatriz, e é muito triste constatar que o MA por varios anos se encontra nas mãos da família sarney. Para que investir em educação se a mesma nos liberta e leva-nos a novos horizontes. E em saúde então, se quanto mais fragilizado somos melhor p/ os politicos. Pois p/ um pai de família saciar a fome dos filhos é sagrado e bater a em sua porta a "santa Roseana" pormetendo-lhe o leite de todo dia. É um milagre q custa muito caro p/ o nosso Estado.
A única forma de nos libertarmos da tirania dessa familia seria a conscientização, muita informação e a união de todos os maranhenses contra a reeleição.
Atraves do nosso voto, poderiamos impedir de quem ja teve sua chance ñ esperasse estar no poder novamente.
Um abraço, gostei mt do seu blog!

Anônimo disse...

É eu ainda nao vi um grupo politico que nao queira se perpetuar no poder, seria bom tambem tu saber de qual grupo politico Arnaldo Jabor faz parte para você saber que até as criticas são tendenciosas para favorecer o candidato Jose Serra.
Bom, mas não há nada de anormal, pois temos que falar de quem sempre esta em destaque, e Sarney sempre esta, entao incomoda bastante a midia Serrista.

José Oliveira Serejo disse...

Meu caro anônimo conhecendo o Arnaldo Jabour como conheço o seu comentário sobre o Arnaldo soa como piada.Ele tem verdadeira alergia a esses grupos politicos.desce a madeira no Serra o seu Sarney D.Dilma e seu Lula o falecido ACM e sua trupe,Arruda,Roriz,Garotinho e sua quadrilha enfim todos.Serra não ganha nem sempre ajudado por este analista e cronista politico.