terça-feira, 27 de julho de 2010

Mais Um Lamentável Esquecimento























Eu mesmo me questiono às vezes sobre o fato de até o presente momento ter escrito somente sobre problemas estruturais e falta de planejamento da nossa Capital São Luís, mas infelizmente contra fatos não existem argumentos e os fatos são gritantes já os argumentos, meras desculpas por parte dos que realmente deveriam lutar por um bom turismo, por uma cidade mais ORGANIZADA e, conseqüentemente, mais “ENQUADRADA”.
São Luís é uma vergonha, os pontos que deveriam ser preservados permanecem esquecidos e o mais recente é a Praça D. Pedro II que teve sua revitalização feita a pouco tempo atrás pelo Banco Bradesco. Depois de todo esse custoso e árduo trabalho foi completamente esquecida pelo poder público. As escadarias da Igreja da Sé são verdadeiros banheiros públicos a céu aberto, bem como na esquina da casa de Graça Aranha. As calçadas têm suas pedras se soltando sem a devida reposição e o mais grave de tudo é o fato de termos a famosa Mãe d’Água Amazônica, escultura de Newton Sá desativada a dois anos.
Lembro-me de que no passado existia o Hotel Villa Rica e ele era o responsável por sua manutenção, após seu fechamento, a fonte entrou em um processo de abandono até ser revitalizada pelo Bradesco. Depois disso a Prefeitura de São Luís não consegue dar a devida manutenção da praça que está situada na avenida mais importante da Cidade. Aliás, onde a nossa prefeitura consegue ser presente?
Suas águas certamente servem para proliferação de mosquito da dengue, pois água parada remete a isso, sem contar que é comum os lavadores de carro fazerem a barba, escovarem os dentes, lavarem a roupa e até tomarem banho, exatamente no local que deveria servir para leitura, descanso, contemplação e fotos.
A manutenção da praça cabe ao Impur (Instituto Municipal de Paisagismo Urbano), no entanto, esse é mais um órgão da Prefeitura que não funciona e assim vamos observando a importante Praça D. Pedro II cair no esquecimento, sendo mais um espaço que deveria servir para o lazer, mas acaba tendo sua verdadeira função desviada por culpa única e exclusiva da apática Prefeitura Municipal de São Luis.

Um comentário:

Vanilza Freitas disse...

O descaso com a cidade não é de hoje, mas parece que agora ela está largada, jogada às traças. Quem deveria cuidar nem liga, e a população infelizmente, nem todos tem a educação para saber a importância de um patrimônio histórico.

Parabéns pelo texto e pelo aviso.

Bjs:.