terça-feira, 20 de julho de 2010

Porque não Temos Banheiros Públicos já Que Urinar na Rua é Crime?





























Já passa da hora de pensarmos em uma agenda positiva para São Luis e assim, dirimirmos problemas simples e que aqui parecem sem solução e, falo isso porque não é admissível ver em plena luz do dia dezenas de marmanjos fazendo xixi em escadarias de Igreja, em esquinas seculares ou mesmo atrás de postes como se quadrúpedes fossem.

O fato de não termos banheiros públicos em São Luis é um adendo, pois, as pessoas precisam fazer suas necessidades e na ausência, acabam cometendo o ato que de acordo com o Código Penal pode ser enquadrado no seu artigo 233 e que estabelece a punição para conduta denominada de “ato obsceno” em lugar público, aberto ou exposto ao público com pena de detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.

Ao andar por São Luis, especificamente no seu Centro da Cidade, onde se tem o maior fluxo de pessoas, percebi uma completa deficiência de banheiros públicos e pior ainda, os que existem estão completamente inutilizados, abandonados, tornando-os impraticáveis. Entrei no banheiro da Feira da Praia Grande e me deparei com uma triste cena, pois na porta do banheiro (se é que se pode chamar aquilo de banheiro), tinha uma senhora sentada cobrando uma taxa para manutenção do banheiro e ao entrar tive certa ânsia de vômito causado pelo mau cheiro e pela situação de completo abandono em que se encontra aquele ponto que além de tudo é o maior ponto de concentração de turistas da Cidade de São Luis.

Não é possível que uma cidade de um milhão de habitantes e com vocação turística, não consiga manter banheiros públicos para usufruto da população ou mesmo, cobrar uma taxa simbólica para sua manutenção como é feito em boa parte do Brasil. Ao entrar no banheiro da Praia Grande, cheguei a conclusão que de fato estamos desassistidos. Gostaria muito de poder levar os Secretários de Turismo, de Infra-Estrutura e de Obras do Estado do Maranhão e do Município de São Luis para entrar naquele ambiente horripilante e talvez assim, eles se envergonhassem e tomassem uma providência decente e até mesmo cordial com a população que paga os seus bons salários.



De fato, o Código Penal não conseguirá impedir o fim dessa prática que, principalmente, ofende aos bons costumes e o respeito entre as pessoas, por uma razão bastante simples que é a falta de educação. Enquanto isso, como o poder municipal não disponibiliza com eficiência os meios necessários (sanitários públicos), nas vias públicas, o fato continuará se repetindo até que outra norma venha a ser novamente criada ou mesmo, fazer valer a lei como foi feito no Rio de Janeiro que numa atitude acertada, deu um choque de ordem pública e prendeu 320 pessoas no carnaval de 2010 por fazerem xixi nas ruas da "Cidade Maravilhosa".

Mas, certamente em ano eleitoral isso não irá acontecer, pois o tradicional sorriso falso e o enigmático tapinha na costa têm mais valor que as leis que regem o País.

Fábio Henrique Farias Carvalho

2 comentários:

*Mundo Particular* disse...

É verdade, ainda há muito , melhor dizendo, vários pontos ainda a serem melhorados na nossa cidade. Moro aqui também e posso ver o descaso que é alguns bairros daqui. Boa iniciativa a sua de mostrar e quem sabe poder até ajudar a melhorar essa situação. Um grande abraço!!

Anônimo disse...

Fábio mais um excelente tema para São Luis, para a agenda positiva da cidade, como dizes. Não é possível que perdurem por mais nao sei quantos anos, estes problemas básicos sem solução. Parabéns! Karina