terça-feira, 7 de agosto de 2012

O CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS ESTÁ DEVASTADO E A SOLUÇÃO É TÃO SIMPLES!

Ontem eu tive uma experiência que me desagradou e muito. Parei o carro na Praça João Lisboa, subi pela Rua Grande até a Biblioteca pública e depois desci pela Rua da
Paz até a Praça João Lisboa novamente. Estava em busca de um ponto comercial para alugar.

O que observei na Rua de Santana, Rua da Paz, Rua do Sol, Rua Grande e nas transversais foi uma Cidade devastada pela FALTA DE ORDEM PÚBLICA, pelo comercio que cresce de maneira desordenada e desenfreada, sem regras, higiene ou escrúpulos. Todos vendem tudo, inclusive comida sem a devida inspeção pelos órgãos competentes.

As esquinas estão todas poluídas com um cheiro de xixí insuportável em função da falta de banheiros públicos. Não existem opções para quem frequenta o maior ponto do comercio da nossa Cidade. Bastava se ter um bom banheiro público na Praça Deodoro, outro bom banheiro público na João Lisboa e principalmente um no meio da Rua Grande e esse já está pronto: O ANTIGO SHOPING COLONIAL.
 
Aliás, vocês se lembram dele?

Aquele ponto poderia ser desapropriado a bem do serviço público pela Prefeitura Municipal de São Luís e lá ser transformado no CENTRO DO COMERCIO INFORMAL DE SÃO LUÍS.

Estamos falando de uma área que está pronta, tem três pavimentos, escada rolante, banheiros excelente, piso no granito, praça de alimentação ampla, conforto, segurança, qualidade, várias entradas e saídas e mesmo assim, está fechado desde o 2004 se não em engano.

Falta só força de vontade, determinação, empenho, atitude e compromisso com o Centro da Cidade. Não podemos conviver com uma Cidade que prestes a completar 400 Anos e mesmo assim, sofre pela falta de uma atitude tão simples como essa.

O SHOPING COLONIAL É A SOLUÇÃO PARA COMERCIO INFORMAL DE SÃO LUÍS. BASTA SÓ QUERER E PENSAR COM UM POUCO DE RACIONALIDADE. SÓ ISSO!

5 comentários:

Aluisio disse...

Tu tá com toda razão Fabiano,e vê se tu não apoia a minha outra idéia pra a área da Praia Grande-Desterro: Construir-se um Mini-Shopping ao estilo do Atlanta Center ali, naquele terreno vazio onde existia a Olema, do lado do Patrimônio Show.

Fábio Henrique Farias Carvalho disse...

Apoio tranquilamente, meu amigo! Temsoq ue mudar a face da nossa Cidade!

Anônimo disse...

Caro Fábio.
Estive aí em São Luis de 23 de Junho a 23 de Julho e observei neste mesmo trecho o grau de degradação em que se encontra essa região,mas o resto da cidade também está ao abandono as ruas são como tábuas de pirulito de vendedor antigo de rua.
O Centro Histórico precisa de uma revitalização forte e permanente e não só o Reviver.Não existe uma só calçada que não falte um pedaço as principais praças estão tomadas de ambulantes que sujam as vias públicas, nas eu noto que esse comportamento é todas as cidades brasileiras que vive esse abandono.
As idéias aqui expostas são as melhores e ajudaria até no controle dos ambulantes que também são de outros estados e países.Não podemos esquecer as praias poluídas que não temos solução a curto prazo essa é a nossa maior luta. O ministro Gastão quase parando Turismo está preocupado.Essa é a maior piada do dia.

Cris disse...

Morei em Sao luis ha 20 anos atras. Tenho visitado a cidade nos ultimos anos. Fiquei chocada com o centro da cidade, o abandono da praca joao lisboa, com sujeira, buracos, uma pena. Outra coisa que observei que comtinua muito presente, crescente e chocante e a nitida diferenca de classes sociais ai em S.luis, a classe da miseria e da ostentacao, sao muitos extremos.
Mas tambem pudera com essa oligarquia poderosa reinante alem de os mesmos politicos, entra decada, sai decada semore os mesmos, se nao ganham atraves das eleicoes, ganham o poder na justica. A receita do bolo pode ate mudar, mas as moscas sao as mesmas. O unico remedio era que o povo fizesse uma limoeza, mas nao fazem nada. Nao adianta chorar depois.


Unknown disse...

É verdade, eu que adoro caminhar tb pelas ruas do centro histórico, vejo q daqui a agum tempo isso já estaraá quase perdido...
ei cadastra teu blog no http://www.guerradosblogs.com , muita gente vai ver essa matéria, e é preciso informar a população.