A cada dia que passa, fico mais indignado com a desfaçatez com que os órgãos públicos tratam a nossa Cidade e, sobretudo a parte mais valorosa e mais importante: O Centro Histórico de São Luís.
O Centro encontra-se abandonado, empobrecido, um verdadeiro “favelão” por culpa exclusiva do Governo e das famílias abastardas de sobrenome “importante”, que adoram se exibir nas colunas sociais da vida, mas, se esquecem dos seus casarões históricos abandonados e depredados.
No Inicio da gestão de João Castelo, ele fez a desapropriação de 19 casarões e propôs a revitalização de vários logradouros públicos de São Luís, mas, nada absolutamente nada foi feito até agora. Nas verdade, ele recebeu um projeto praticamente pronto que foi: “Desterro – Uma proposta de reabilitação”, mas, nem esse projeto ele consegue finalizar e como exemplo, relega ao abandono O Centro de referencia azulejar – o Museu da Gastronomia –Casa do Bairro- Escola de música e com muito sacrifício, obras como a restauração do BEM e o Cine Roxy andam a passos de cágados.
O Secretário de Turismo Liviomar Macatrão, toda vez que vai a algum evento ou concede entrevistas, fala das ações que irão fazer, mas, não estipula prazo, não tem cronograma de execução, na verdade, não tem uma resposta firme e segura para passar para a sociedade. Fala em revitalizar escadarias e iluminá-las de maneira especial bem como outros logradouros, fala em oceanário, mas, é incapaz de revitalizar a Fonte do Ribeirão que se arasta naquela situação por um bom tempo e tudo fica somente na promessa, fica na teoria e nas muitas e cansativas reuniões, pois na prática, nada existe, absolutamente nada.
Já o Governo Roseana Sarney, esse sim, é uma lastima por completo, o Governo mais inoperante do Brasil. Vive de propagandas, de promessas, somente isso.
De cara, colocou Tadeu Palácio na Secretaria de Turismo, esse por sua vez, nada mais fez a não ser firular pelas feiras do mundo inteiro com pose de galã ultrapassado de novela mexicana. Não fez um único projeto durante sua gestão, absolutamente nada também e saiu do Governo pelas portas do fundo, fazendo "beicinho" porque a Governadora escolheu outro candidato (Max Barros) para concorrer a Prefeitura de São Luís. No seu lugar, a Governadora coloca Jura Filho, matuto magro do mato, de Turismo, só entende de viajar e nada mais que isso.
No início do Seu Governo (após cassar Jackson Lago no inicio de 2009) Roseana Sarney, falou que iria revitalizar o Centro Histórico de São Luís, que reformularia a Rua Grande, retirando a fiação aérea e que iria remanejar o asfalto e os postes das ruas do Sol, da Paz e de outras localidades, mas, nada foi feito também. A Governadora ainda prometeu (ta tudo documentado) também que iria iluminar novamente as Torres das nossas Igrejas Seculares e as Pontes do São Francisco e Bandeira Tribuzi e que iria investir fortemente na Praia Grande na Praça João Lisboa, e em toda área do “Cais da Sagração”, Como a revitalização da REFESA e até a reformulação da Serpente da Lagoa da Jansen que iria soltar fogo pela boca, emitir sons na mudanças das horas e praticamente, dobrar seu tamanho, tudo isso já tinha orçamento desde 2009 no valor de 40 milhões de dólares, o dinheiro veio, salve engano pelo PRODETUR, mas, acho que foi usado para compra de voto em 2010. Tudo não passou de balela, outra anedota política para iludir e ludibriar os que nela votaram e mais uma vez cairam no conto do vigário.
Pensemos: São Luís não tem mão de obra qualificada para restauração de Patrimônio Histórico e, sabemos que um casarão demora pelomenos dois anos para ficar pronto, sendo assim, como eles vão entregar algum benefício em 2012?
Sem contar os seis meses de chuva que sofremos, os impencílios do IPHAN e da DONA desse órgão a Senhora Kátia Bogéia, porque a postura dessa cidadã é de dona do órgão e não de Presidente de uma entidade que hoje mais atrapalha que ajuda o centro da Cidade. As pessoas que se dirigem ao IPHAN ficam acuadas, como se marginais fossem pela petulância, prepotência e arrogância dessa moça que nem maranhense é, mas, se julga a toda poderosa, A DONA DO CENTRO HISTÓRICO, uma espécie de Ana Jansen versão 2011.
Só sei que com isso, o bonde vai passando e vamos perdendo uma excelente oportunidade de crescermos de “vendermos” uma Cidade bonita nos seus 400 anos. Vivemos a base da propaganda bajuladora e falaciosa.
O que me estarrece é o fato dos Deputados nada falarem e os Vereadores se omitirem diante de um assunto tão importante: Patrimônio Histórico – um tesouro que se perde a cada dia.
São Luís é a Cidade dos projetos, mas, não da execução e a postura dos nossos gestores me faz lembrar uma fala de Padre Antonio Vieira sobre o Maranhão que dizia assim:
“E se as letras do abecedário se repartissem pelos estados de Portugal, que letra tocaria ao nosso Maranhão? Não há dúvida que o M. M – Maranhão, M – murmurar, M – motejar, M – maldizer, M – malsinar, M – mexericar, e, sobretudo, M – mentir: mentir com as palavras, mentir com as obras, mentir com os pensamentos, que de todos e por todos os modos aqui se mente...”. (Sermão da Quinta Dominga da Quaresma, pronunciadas no ano de 1654)
Como se pode ver, nem João Castelo fez de São Luís um canteiro de Obras (como prometeu) e nem Roseana Sarney faz o melhor Governo da sua Vida (como prometeu) na verdade, os dois se merecem e nós saímos perdendo.
Muda Maranhão!
2 comentários:
P.Q.P...cambada de vagabundos que só visam o poder e o dinheiro público, para a população só sofrimento e desengano ao Centro Histórico que sem dúvida nenhuma é o mais rico do mundo o abandono e a ruína.
Eu que vi um beiral de telhas de porcelana francesa azul da cor do céu de São Luis é de morrer do coração de vê-lo abandonado e sem futuro.
Andava pelas suas ruas cheias de vida com o seu comércio pujante e charmoso,exercia a minha ancestralidade e a minha brasilidade sem ter vergonha e feliz da vida,
Mas tudo mudou os politicos se transformaram em maus e acabaram com a nossa cidade e do nosso Estado.
Pobre e Rico Estado do Maranhão.
Não tem solução a vista, todos esses políticos que aí estão e se multiplicam como câncer não farão nada por essa Cidade e Estado.
Visitando o interior você constata a pobreza e as dificuldades das populações.A única coisa de concreto são os programas de ajuda do Governo Federal pois prefeituras e o Estado nada fazem são totalmente inoperantes.
A grande maioria dos prefeitos moram em São Luis e só vão a passeio nos munícipíos e quando chegam são em caravana de carros e caminhonetes caras e importadas passando no esgoto que corre a céu aberto nas ruas das suas sedes municipais.
Êta Maranhão sem esperança!!!!!!.
Postar um comentário