quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A OBRA DA FORTALEZA DE SÃO LUÍS PRECISA SER RETOMADA E URGENTE.

No ano de 2004, o Governo do Estado do Maranhão em parceria com o IPHAN, criou um projeto de revitalização do forte de São Luís, na qual, foram feitas a raspagem da muralha do palácio e escavações, onde, encontraram inclusive vários canhões dos séculos dezessete e dezoito.



A obra gerou interesse da França da Holanda e de Portugal, que inclusive se propuseram ser parceiros do Maranhão no sentido de revitalizar a obra que é o marco inicial da Cidade, mas, infelizmente, foi interrompida pois detectaram irregularidades envolvendo a construtora PETRA DE PROPRIEDADE DE LORIVAL PARENTE.



Passado 7 anos a obra continua parada, interrompida e gerando preocupação em demasia, pois, seria revitalizado o Cais da Sagração que se encontra em situação de ruína e que qualquer momento pode desabar, gerando um prejuízo enorme a história do Estado. No início dos anos 2000, já se percebia anecessidade urgente de se fazer a estabilização do Cais, pois o terreno estava cedendo devido o volume de veículos pesados trafegando pelo local e principalmente a movimentação das marés que quando está cheia , infiltra-se pelas frestas do cais e quando seca, sai levando todo o material do terreno, deixando-o vuneravel e comprometendo toda aquela estrutura.



A obra iria ter de volta as baterias de canhões na muralha e nos baluartes, salvo engano, seriam 16 baterias de canhões no forte São Cosme e Damião e na Muralha do Palácio. Remanejariam também a Pedra da Memória, pois, historicamente ela não pertence aquela localidade e devolveriam o seu aspecto militar além de dar condições a moradores e turistas identificarem os primeiros traços da presença européia na Cidade.



Seria também remanejado todo o asfalto da Beira Mar colocando naquele local pedras que remontariam aos séculos passados e a construção de uma ponte sobre o vão do viaduto da avenida Pedro II para dar impressão de continuidade da muralha. Nova iluminação subterrânea seria instalada em toda a beira mar e um novo calçamento seria feito além de várias escavações arqueológicas no local.



Só a título de informação: A fortaleza serviu como ponto de partida para que Frias de Mesquita começasse a traçar o plano urbanistico da Cidade a fortaleza é a celula mater da Cidade de São Luís . O traçado urbano de São Luís é em forma de xadrez e foi fundamental para que São Luís fosse declarada Patrimônio da Humanidade.



É necessário que essa obra seja retomada urgentemente, para a comemoração dos 400 anos de São Luís. O projeto já está pronto, só basta o Governo Trabalhar para essa pérola da arquitetura militar seja recuperada.



Eu já protocolei um pedido na Casa Civil do Estado do Maranhão pedindo a retomada do projeto do Forte de São Luís. Seria bom que todos fizessem o mesmo, assim, daríamos pressão e certamente o Governo entenderia.



Enquanto isso, os Canhões aguardam silenciosamente nos Jardins do Palácio dos Leões esperando para voltarem para seu lugar de origem.

Nenhum comentário: