quinta-feira, 7 de abril de 2011

SÃO LUÍS, 400 ANOS. COMEMORAR O QUE?

 SÃO LUÍS, 400 ANOS. COMEMORAR O QUE?




Estamos prestes completar 400 anos de fundação, no entanto, nada temos a comemorar, infelizmente!



No final dos anos 90, tivemos um progresso interessante na nossa Cidade, obras foram feitas, empresas estavam chegando, tínhamos visibilidade nacional e o Turismo e a Cultura, se fortaleceram significant...emente, mas, infelizmente, ao contrário das outras Capitais do Nordeste, regredimos invés de crescermos e, sem dúvida alguma, somos a última capital do Nordeste em crescimento, desenvolvimento sustentável, renda per capta e inclusão social.





Analisemos alguns pontos:



1º Nossa Biblioteca Pública Benedito Leite de mais de 200 anos está fechada a muito tempo.



2º Nossas praças esportivas, ou seja, o Castelão e o Costa Rodrigues, estão entregues as moscas e abandonados, um, já até foi demolido, sem previsão de reconstrução.



3º Nossas praias (todas) estão poluídas, bem como o nosso Lençol Freático e quase todos os Rios que nascem na Ilha de São Luís. Não temos coleta seletiva de lixo e, reciclagem de lixo, nem se fala por estas terras. Deixando de promover assim, milhares de empregos e inclusão social.



4º O Centro Histórico está devastado e conta com uma substancial ajuda do Governo e da Prefeitura que nada fazem e mostram seu alto grau de incompetência e ineficiência diante do quadro caótico.



5º A Avenida Litorânea, perdendo suas características e completamente abandonada.



6º A Lagoa da Jansen, infelizmente foi esquecida, está à míngua, poluída, mal cuidada, sem jardinagem, insegura e feia, muito feia!



7º As ruas completamente abandonadas e completamente esburacadas. Uma é pior do que a outra e as obras que estão sendo feitas, com menos de dois meses começam a ruir, jogando pelo ralo o dinheiro do contribuinte.



8º O sistema de saúde está em plena calamidade pública e sendo denunciada pelos meios de comunicação do Brasil a fora chegando até as cortes da ONU.



9º A Segurança Pública em frangalhos. Temos um policial para 800 habitantes. A média nacional é de um policial para 400 habitantes e a recomendação Internacional é de um policial para 250 habitantes. “se correr o bicho pega , se ficar o bicho come”



10º O aeroporto acabou de ruir, por pouco não tivemos uma catastrofe. Não temos mais uma entrada digna para pelomenos darmos uma boa vinda a quem nos visita trazendo emprego e renda.



11º A BR 135(principal entrada da Cidade), todos os dias sendo manchete pelas inúmeras mortes que ela causa, mas mesmo assim, os poderosos políticos do Maranhão não se manifestam e se mobilizam no intuito de resolver esse grave problema.



12º O Porto do Itaqui, não tem a mínima estrutura para receber navios de Turismo e o último aportado aqui faz tanto tempo que nem me lembro.



13º As praças Públicas abandonadas bem como o Parque do Bom Menino e o Aterro do Bacanga que de nada serve a não ser concentrar marginais.



14º O transporte público é sem dúvida um dos piore do Brasil, não se tem ônibus que supram a necessidade da Sociedade nem em quantidade e nem em qualidade adequada.



15º aumenta significantemente o número de meninos/crainças nas ruas e nos sinais de trânsito e os flanelinhas, se apropriam do espaço público extorquindo os cidadãos.



16º O transito se complica a cada dias que passa, sem projetos de novas avenidas, viadutos, elevados, novas vias, nada, absolutamente nada é feito por parte do poder público!



17º Não temos esgotamento sanitário e temos centenas de esgotos estourados a Céu aberto tanto na área nobre como na peliferia. Para meu espanto, me deparo com um número absudo no qual 9 (nove) milhões de litros/hora são lançados em São Luís, sem nenhum tratamento. As estações de tratamento de esgoto, não funcionam.





18º O comercio informal toma conta da Cidade inteira, sem regras e sem limites.



19º tanto o Governo do Estado como a Prefeitura de São Luís, são pésssimos pagadores, não cumprem suas obrigações e com isso, lesam inúmeros empresários com atrasos que chegam a durar mais de um ano.



20º E para finalizar vivemos em uma Cidade de custo de vida elevadissimo, sem termos o retorno dos impostos pagos e o mais grave, não temos pespectiva de melhora em nenhuma área.



Esse é um breve panorâmico de como se encontra a nossa Cidade e me pergunto: Comemorar o que? Nada, meus amigos absolutamente nada. E mais: O que um Turista vem fazer em São Luís diante de tantos problemas? Respondo: Ter raiva.



Vivemos o caos absoluto e o pior é que não temos uma ação eficiente digna e responsável por parte do GOVERNO DO ESTADO E DA PREFEITURA DE SÃO LUÍS, pelo contrário, só são eficazes em promover e divulgar propagandas falaciosas somente para tirarem dividendos políticos.



Temos Secretarias abarrotadas de gente e Secretários pouco comprometidos com a causa pública. Secretários e Secretarias muitas vezes, são inoperantes tanto no Estado como no Município e isso, sem dúvida prejudica muito o trabalho que deveria ser desempenhado. As secretarias são muitas vezes loteadas para políticos espertalhões que se lambuzam com a corrupção e Promiscuidade instituída nesta Cidade/

Estado.



São Luís, precisa urgentemente de um choque de ordem pública, de atitude, de compromisso, de amor e principalmente de execução e metas a serem cumpridas. É necessrário criar mecanismos dinamizadores pra fortalecermos aeconomia e a qualidade de vida na Capital do Maranhão.



Hoje, vivemos em um mundo de mentiras tanto por parte do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís. E quem paga o pato é a pobre população.



Governantes, respeitem essa Senhora que está prestes a completar 400 anos!



TRABALHEM CAMARILHA DE APROVEITADORES...



Salve-nos, Deus!








3 comentários:

adriana disse...

não conhecia seu blog. gostei muito! está de parabéns...

Ana Carolina - Vila Trendy disse...

Post imprescindível e fala, palavra por palavra o que está no coração de mts de nós! Uma tristeza ver nossa cidade assim!

Unknown disse...

É prá chorar,quem viveu em São Luis em sua época de esplendor com direito a praia todos os domingos,os cinemas do Centro da cidade,os bares de portugueses e espanhóis das belas moças bem vestidas,tudo era festa,o carnaval nem se fala se vivia e se amava esta cidade todos sabiamos onde encontrar a sua alma.A cidade vivia em função do Porto da Praia Grande.
Não sou contra o progresso e sabia que um dia isso mudaria mas não para tão pior.
Éramos felizes e não sabiamos.