quinta-feira, 2 de setembro de 2010

São Luís é eleita Capital Americana da Cultura 2012





Um motivo para se sorrir!!!!!!!

São Luís é eleita “Capital Americana da Cultura 2012”

O presidente do Bureau Internacional de Capitais Culturais (www.ibocc.org), Xavier Tudela, anunciou, nesta quarta-feira (01), que São Luís foi eleita a “Capital Americana da Cultura 2012”. O título coincidirá com o 4º Centenário de São Luís, única cidade brasileira fundada por franceses.


Ao saber da notícia da eleição de São Luís como referência cultural da América para o ano de 2012, o prefeito João Castelo disse que a capital está honrada com mais esta distinção, pois é multicultural e tem uma riqueza de manifestações que a levou a ser a Capital Brasileira da Cultura em 2009. “É com alegria e satisfação que recebemos a notícia de que a nossa querida São Luís acaba de ser eleita Capital Americana da Cultura 2012. É uma honra para a cidade que também é Patrimônio da Humanidade”, enfatizou.


João Castelo lembrou que os preparativos para as comemorações pelo 4º centenário da cidade já começaram e que o título de “Capital Americana da Cultura 2012” será mais um estímulo para essa grande festa. “Por uma feliz coincidência, em 2012, São Luís completará 400 anos de fundação”, disse o prefeito.


O Centro Histórico de São Luís foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1997 e possui uma arquitetura colonial com cerca de 3.500 edifícios distribuídos pela área central da cidade. A capital maranhense é conhecida também como a “Atenas brasileira” pela grande quantidade de escritores e poetas que viveram na cidade no século XIX.


Potencializador do turismo - Para o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, essa nova certificação será mais um potencializador do turismo local e servirá como fator de promoção da cidade no Brasil e no mundo, gerando emprego e renda, além de cultura e outros benefícios sociais.


“Assim como em 2009, quando São Luís foi a Capital Brasileira da Cultura, várias ações serão realizadas para fazer jus a mais esta certificação. Nossa vasta cultura, nossa gente e nossos atrativos naturais, gastronômicos e arquitetônicos são a maior riqueza da cidade. Sermos reconhecidos por isso é fundamental para uma capital com alto potencial turístico como São Luís”, disse Liviomar Macatrão.


Em 2009, São Luís foi eleita a “Capital Brasileira da Cultura”, título que tem como objetivo valorizar o patrimônio artístico e cultural das cidades de diversos países do mundo, promovendo-as, dando suporte na realização de eventos e divulgando suas riquezas. Com isso, a diversidade cultural da cidade foi potencializada e divulgada para todo o mundo através de vídeos, sites, notícias e etc.




EM BOX


Capitais Americanas da Cultura


2012 São Luís (Brasil)

2011 Quito (Equador)

2010 Santo Domingo (República Dominicana)

2009 Asunción (Paraguai)

2008 Brasília (Brasil)

2007 Cusco (Perú)

2006 Córdoba (Argentina)

2005 Guadalajara (México)

2004 Santiago (Chile)

2003 Panamá/Curitiba (Panamá/Brasil)

2002 Maceió (Brasil)

2001 Iquique (Chile)

2000 Mérida (México)

3 comentários:

Vanilza Freitas disse...

Que ótima notícia! Algo de bom ainda tem em nossa terrinha, que claro precisa de muitas melhoras. Mas, nem tudo é perfeito. Fazer o que?

Bjs:.

Ineifran Varão disse...

Como um maranhense morando longe da terrinha, sinto-me orgulhoso pela notícia. Por outro lado, já ouvi muita piada como: Já foi a Atenas brasileira, agora é "Apenas Brasileira"! Comentam tbém sobre a sujeira das praias e o abuso dos motoristas na areia, etc. Acredito que até 2012 há tempo suficiente para campanhas educativas, limpeza e melhoria dos lugares públicos, etc. Vamos cobrar das autoridades!

José Oliveira Serejo disse...

Esperamos que os nossos administradores anotem em suas agendas esse evento tão importante para 2012 e começem a trabalhar em melhorias na cidade toda.
Esta será sem dúvida a grande oportunidade de projeção desta cidade que é sinônimo de cultura.
Não é caro e nem dificil fazer isso basta que chame à responsabilidade os seus administradores e que tenham vontade politica para faze-lo.