quinta-feira, 15 de julho de 2010

A Pobre Escadaria Humberto de Campos.











Quando passamos no coração do Centro Histórico de São Luis, imaginamos um lugar impecável, tranqüilo com suas ruas, becos e praças completamente possuído pela boa vontade dos administradores públicos e nesse sentido, um sonho a ser vendido por agentes de viagem e consumido por turistas do mundo inteiro, mas em São Luis não é assim.
Como se já não bastasse o pouco fluxo de turista na nossa capital os que vêm, certamente não vão recomendar e certamente não irão retornar também e por muitos motivos, mas aqui, irei relatar somente um, a POBBRE ESCADARIA HUMBERTO DE CAMPOS.
No passado, conhecida como travessa do “Vira Mundo” era um despenhadeiro de arrepiar, até que se construiu a bela escadaria que liga o Lago do Carmo a Rua do Giz e por lá, passam diariamente Centenas de trabalhadores, estudantes em direção a seus colégios e alguns poucos turistas, pois é a ligação com a Rua Grande, com o Teatro Artur Azevedo e Museu Histórico e Artístico do Maranhão e a centenária Academia Maranhense de Letras.
Mas aos poucos o Centro Histórico tem sido alvo de muitas notícias negativas e diga-se de passagem, críticas corretas, pois não é possível que se deixe completamente abandonado um patrimônio que é do mundo inteiro.
A escadaria Humberto de Campos é uma vergonha, uma decepção e uma falta de respeito dos governantes com o povo de São Luis, completamente esburacada a meses, tem seus degraus, com lodo, lama, cheiro de Urina e fezes de animais irracionais e racionais também. Suas esquinas servem de lixão, pois lá, depositam inúmeros sacos de lixo sem que nada seja feito. Os beirais da escadaria estão todos quebrados, servem de estacionamento irregular e sem contar que últimamente é o preferido ponto de assalto, antes de noite, agora durante o dia também, pois os marginais entre um cigarro de maconha e outros "aditivos" acham o local propício para cometer mais um furto.
Mas tudo isso é mais triste quando se observa que essa secular escadaria está a 30 metros da SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO. De fato não é o secretário de turismo quem executa obras, mas é de responsabilidade dele cobrar e se não o faz, ele está sendo omisso e, não quero acreditar aqui que ele esteja sendo. Não é admissível que não se passe por aquela escadaria o Senhor Prefeito, os Secretários Municipais ou mesmo os tais Assessores desses Secretários e se passam, não é possível que ninguém se sinta culpado por aquilo e tome uma providencia IMEDIATA.
Caros leitores é lamentável termos que ver o Centro Histórico Tombar ao invés de ser tombado e mais, ser denunciado diariamente em todos os veículos de comunicação e sem que uma ação concreta seja feita pela Prefeitura desta Cidade. Basta de tanta negligência. VAMOS ACORDAR PREFEITURA DE SÃO LUIS.
A espera de um resultado concreto e não de tanto blá blá blá como tem sido corriqueiro, irei aguardar o concerto da escadaria que além de tudo, Levo o nome de Humberto de Campos, ilustre maranhense que de menino pobre nascido na antiga VILA DE MIRITIBA Galgou a escada da fama literária e tornou-se Membro Academia Brasileira de Letras ocupando a Cadeira de Nº 20 e respeitado internacionamente por suas muitas obras. Ao escrever sua alto biografia, escreveu que sua vida era um exemplo de superação e disse: “Uma lição de coragem aos tímidos, de audácia aos pobres, de esperança aos desenganados”
Que as palavras do Imortal seja um alento e leve esperança aos desenganados como EU.

Fábio Henrique Farias Carvalho
* Fotos tiradas por mim no dia 14 de julho de 2010 às 16:00

2 comentários:

Wanessa disse...

peguei uma imagem emprestada.;)
Estou impressionada com seu blog. Adorei, quanto informação! Ah vc encanta desde o seu perfil.
A parti de agora, leitora assídua.

Fábio Henrique Farias Carvalho disse...

Oi Wanessa, muito grato pelas suas palavras...
Volte sempre!