Todos os dias é muito comum observarmos os meios de comunicação mostrarem casos de corrupção evolvendo Deputados e Senadores. São inclusive motivos de chacota nacional em todos os programas de humor do Brasil.
Hoje, o maior papel de Senadores e Deputados é arrumar verbas para Prefeitos.
Um Senador tem em torno de 12 milhões de reais em emenda parlamentares e isso é um absurdo, temos que acabar com essas emendas individuais ou de bancada, pois o problema maior reside bem aí.
Essas Emendas Parlamentares que ligam os Parlamentares aos empreiteiros e lobistas, fazendo com que ocorra o que há de mais nefasto na política brasileira: A CORRUPÇÃO.
O Congresso tem que fazer com que o Orçamento ao invés de ser facultativo e indicativo seja obrigatório e impositivo, fazendo com que tudo que esteja no orçamento seja cumprido sob pena dos membros do executivo, Legislativo e Tribunal de Contas sofrerem sansões duríssimas e até serem impedidos de exercerem os cargos que exercem.
Enquanto houver essa possibilidade de indicar uma verba aqui e outra alí, isso ocorrerá. Veja o que está acontecendo com as verbas Parlamentares da Assembléia Legislativa do Maranhão. Já se fala em agiotagem em pleno Parlamento do Maranhão e isso é inadmissível mas, é muito possível que seja a mais pura verdade e eu não duvido disso.
Quantas obras são realizadas e que não são prioritárias? Quantas obras ficam paradas ou não são concluídas gerando um prejuízo enorme para a nação?
No Parlamento da França, os Senadores e Deputados discutem o ano inteiro o orçamento, porque sabem que ele vai ser cumprido. A população acompanha porque deseja uma obra aqui, outra melhoria alí e assim, existe uma fiscalização recíproca e as coisas acontecem.
No Brasil e no Maranhão, o orçamento não é nada, os Governos chegam a mandar medidas provisórias para fazerem suplementação orçamentária ou mudar verba daqui para ali e aí, nasce à famigerada corrupção.
Parlamentar deveria somente cumprir seu papel Constitucional que é de propor Leis e principalmente fiscalizar o Executivo.
Como sabemos, isso não ocorre certamente por serem (muitos deles) corruptos e conseqüentemente traidores da Pátria.
Um comentário:
Fábio Henrique.
Esta excrecencia chamada emenda parlamentar é o que há de idecente na Democracia PATRIMONIALISTA no Brasil,pois estsditas emendas são nada mais nada menos que uma troca de currais eleitorais entre deputados e prefeitos inescrupulosos que fazem dos seus munícipes moeda de troca em época de elleições, o povo vira gado no curral devotos e os prefeitos vereadores, deputados, todos comendo as emendas no côcho dos áulicos do planalto.
Postar um comentário