terça-feira, 26 de julho de 2011

PORQUE NÃO SE TEM COMPULSÓRIA PARA LEGISLATIVO E EXECUTIVO?


Há muito tempo, penso nessa questão que por sinal, me incomoda imensamente que é o fato da compulsória não se estender ao Legislativo e ao Executivo.



Um Juiz, Desembargador,Auditor Federal, Professor, Policial, Funcionário Público de alto, médio ou baixo escalão e até o Presidente da mais alta corte constitucional do Brasil, o STF, aos 70 anos de idade são obrigados a se aposentarem por força de Lei, mesmo tendo sua capacidade sintética em plena condição de funcionamento.



Tudo bem que ministros do Supremo Tribunal Federal e os Funcionários Públicos concursados são cargos de carreira, diferentes de Executivo e Legislativo que são cargos disputados em eleições, mas, mesmo assim considero prejudicial essa forma, pois os poderes são Independentes e Harmônicos entre si, eles poderiam também ter como garantia constitucional a aplicabilidade da Compulsória e assim, não teríamos mais tantas figuras na vida pública do nosso País exercendo cargos no Congresso e nas Assembléias, bem como nas Câmaras de Vereadores e nos Executivos Municipais e Estaduais.



Se político fosse obrigado a se aposentar aos 70 anos de idade, já teriam se aposentado no Maranhão os Senhores José Sarney, João Castelo, João Alberto de Sousa, Edson Lobão, Cafeteira, Zé Vieira, Pedro Novaes e Nice Lobão.



Não teríamos também uma série de Prefeitos inescrupulosos que ficam décadas mandando nas Prefeituras dos interiores mais pobres, bem como uma cambada de Vereadores nada éticos e viciados pela quantidade de tempo que estão na vida pública desse País.



Se isso acontecesse, teríamos uma renovação automática na vida pública do Brasil e principalmente do nosso Estado!



É lamentável que a Compulsória não sirva para Políticos!


Nenhum comentário: