quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Carta Aberta ao Deputado Joaquim Haickel







Caro Deputado Joaquim Haickel.

Estive analisando o pronunciamento proferido por Vossa Excelência na dita “Casa do Povo” e confesso que me senti feliz por ter visto alguém preocupar-se com o nosso querido Centro Histórico de São Luís.

Trabalho na área de turismo desde 1999 e confesso: Nunca observei minha Cidade tão abandonada.

Certa vez fiz um artigo no qual falava: Não se pode fazer turismo em uma Cidade onde elevou o nível de pobreza dos seus cidadãos ao máximo.

De fato penso isso e quando me deparo com a realidade do Centro Histórico de São Luís, fico envergonhado e infeliz de ver os nossos casarões tombarem ao invés de estarem tombados.

Durante sua fala na Tribuna da Assembléia Legislativa tive a confirmação daquilo que já sabia que era o fato dos nossos políticos não percorrerem o Centro de São Luís e perceberem, In Loco, a real situação do total abandono por que passa todo aquele centro histórico, enfim, de comprovar aquilo que toda sociedade está cansada de saber e ver.

Afirmo-lhe que tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura Municipal de São Luís muito pouco fizeram para manter sempre viva a revitalização da nossa Cidade velha, envolta em belos casarões. Falam descaradamente de amor pela Cidade e da forma como vão revitalizar todo aquele patrimônio que é da humanidade inteira, embora não passe de mais um blefe na maioria das vezes.

No ano passado, o Governo anunciou um amplo projeto de revitalização do Centro Histórico, da Lagoa da Jansen e das nossas praias. Como se vê nada foi realizado, o acordo selado com a sociedade foi descumprido ou então o dinheiro que seria usado nessas operações saiu vestido de fofão ou de irmão metralha no carnaval de 2010.

A vergonha que Sua Excelência passou ao apresentar a Cidade a seus amigos, é a mesma que muitos profissionais da área de Turismo vivem diariamente e a decepção que seus amigos sentiram é a mesma que dezenas de turistas oriundos do mundo inteiro sentem quando aqui chegam. É vergonhoso quando se depara com gestos praticados por estes que, aliás, falam mais que as palavras, de total decepção com estado do acervo histórico como um todo, levando, consigo, uma imagem de uma Cidade em ruínas e de um Estado falido.

Senhor Deputado, Um povo sem memória é um povo sem história e um povo sem história é um povo sem referência. A irresponsabilidade com que tratam o Centro é tamanha que faz, sem sobra de dúvida, perdermos a nossa maior referencia, o nosso maior legado: o Maranhão Colônia e o Maranhão Monarquia.

O mais lamentável é o fato de estarmos prestes a fazer 400 anos, sem que se tenha um plano de ação ou metas a serem cumpridas.

Existem Cidades no Brasil que souberam revitalizar e manter o seu patrimônio histórico e aqui aponto as Cidades Mineiras e as Goianas, com uma ressalva: naquelas localidades houve um empenho de revitalizar todo o patrimônio histórico, incrementando, paralelamente, a receita tributária, com fortes ações voltadas para área do turismo.

Todo mundo cansa de falar que o turismo é a empresa que mais cresce no mundo, que mais gera negócios, que mais emprega que menos polui, mas mesmo assim, o Maranhão como sempre parece ir na contra mão da história.

Temos que salvar o nosso Centro Histórico, temos que montar um movimento em defesa do nosso Patrimônio Secular, já basta de indiferença com essa senhora que fará 400 anos em 2012.

Caro Deputado Joaquim, nunca votei em Vossa Excelência e talvez nunca venha a votar, mas comungo da idéia que sua saída será uma perda enorme para o Legislativo do Maranhão, pois diante de tantos Parlamentares nulos, incompetentes ou sem propostas, uma Figura como a sua fará falta, pela sua lucidez, seu amplo conhecimento e por sua sensibilidade em algumas ações. Na minha ótica a sua ausência trará prejuízos a essa Augusta Casa Legislativa e que bom teria sido se essa lata e propostas tivessem vindo a mais tempo, sem dúvida que todos nós aplaudiríamos e o acervo patrimonial físico do nosso Maranhão agradeceria. Contudo, isso, infelizmente, não mais fará, pelo menos da Tribuna da Assembléia.

Por fim, quero agradecer-lhe pelo discurso proferido em defesa do patrimônio, mesmo que serodiamente. As colocações de que “O problema é realmente a ausência de poder público, de vontade política, de política direcionada à preservação desse patrimônio. A nossa cidade, o nosso casario, é Patrimônio da Humanidade e como tal está relegado ao abandono. Eu gostaria de conclamar os deputados, os vereadores, o prefeito de São Luís, a governadora Roseana, para que juntos possamos fazer um projeto de salvação do Centro Histórico de São Luís, de preservação dos monumentos arquitetônicos da nossa cidade”, ficarão registrado nos anais da casa e, por certo, irão permear meus pensamentos e minhas certezas, por um longo período.

Com os Melhores cumprimentos.
Fábio Henrique Farias Carvalho

Eis a Matéria da Assembléia Legislativa: http://www.al.ma.gov.br/noticias.php?codigo1=18176

17 comentários:

Anônimo disse...

É de se lamentar tamanho esquecimento com o Nosso Centro Histórico. Eduado Cesar.

Anônimo disse...

Porque os políticos não foram um grupo de apoio ao Centro Histórico?
Aquilo tudo está se acabando.

Luiza,

Anônimo disse...

Até quando teremos que conviver com esse abandono?

O nobre Deputado deveria ter atentado a mais tempo para tal situação.

Anônimo disse...

Se políticos fortes como O deputado Joaquim se juntassem, certamente as coisas mudariam e muito.

Jorge Prado.

Joaquim Haickel disse...

Caro Fábio li o seu blog por indicação de sua amiga, minha filha, Ananda Farias e gostaria de agradecer suas palavras de carinho e incentivo ao meu trabalho como parlamentar.
Depoimentos como o seu me fazem ter a certeza do correto direcionamento de meus mandatos, sempre voltados para engrandecimento de nossa terra e a valorização de nossa gente.
A preservação de nosso patrimônio arquitetônico é apenas um item desse trabalho que tento levar adiante desde 1983 e que resolvi encerrar agora em 2011, depois de 28 anos, mas gostaria que você soubesse que irei continuar lutando em defesa dessas boas causas em outros campos de batalha, onde quer que eu vá.
Abraço
Joaquim Haickel

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fábio Henrique Farias Carvalho disse...

Caro Deputado,
Contamos e esperamos esse posicionamento em defesa do nosso Patrimônio Secular.
Fico feliz com seu comentário.
Um Abraço.

Anônimo disse...

Fabio, realmente tudo isso e verdade.
Passei 8 anos sem ir ate Sao Luis, agora voltando pensei que estava bem cuidada pq linda a cidade `e, fiquei triste.
Enfim apenas ter esperanca e cada um fazer sua parte.
bjos
Adriana

José Oliveira Serejo disse...

Caro Fábio.
Faço das suas palavras as minhas pois ando exausto de escrever e protestar contra o abandono de nossa cidade e do seu Centro Histórico pois a cidade de São Luis não é nada sem o seu Centro Histórico,muitos amigos me mostram o adensamento de contrução de prédios modernos na orla maritima eu respondo de que adianta se não posso tomar banho de mar se a praia está poluida por esgoto in natura? e que a nossa referência de identidade cultural que é o Centro Histórico está caindo aos pedaços?.
O mar a praia os casarões ricamente decorados são as jóias da nossa cidade depois de décadas assistimos um politico em fim de carreira se manifestar tardiamente.
Valeu a intenção mas precisamos de ações concretas.

Anônimo disse...

Fábio , mais um belo texto seu , cujo tema é de suma importância .
A Assembléia se renovou , principalmente na média de idade dos parlamentares , temos o Neto Evangelista , Edurado Braide , Edilázio Jr. , Victor Mendes , Carlos Filho ... todos jovens , cheios de idéias ( acho eu ) , a governadora se reelegeu , a candidata da governadora virou a primeira presidenta do Brasil , Sarney continua aí , Lobão também , João Alberto idem !!!!!!! Os investimentos virão , refinaria , pré-sal , usinas , construção civil , etc .... Se não destinarem um projeto de revitalização e manutenção de nosso centro histórico , praças , museus , desta vez ... acho que nunca mais . Esse patrimônio não aguentará mais 04 anos de invernos , descasos , descuidos . Teremos um aniversário de 400 anos de se envergonhar .
Abraço.
MHeleno

Anônimo disse...

Fábio,

Acho que as vezes que nos encontramos prum bate-papo sempre toco neste assunto: Acho impressionante a falta de ânimo por parte das autoridades em pontos tão "simples"! Oras, quais são os principais pontos turisticos da nossa cidade? Quais são os pontos amplamente divulgados e frequentados pelos que aqui vêm? São 3, APENAS 3! A Av. Litorânea, que nem é tão grande assim, a Lagoa da Jansen (idem) e o nosso tão falado centro histórico. Ponto final. Não vamos criar muita coisa, inventar novos locais, nada, nada, nada. Temos 3 pontos e NENHUM DELES TEM A MÍNIMA CONDIÇÃO DE RECEBER SR. NINGUÉM! Para os que vivem da "promissora e salvadora" industria turística, resta o lamento, a sensação de estar sempre sendo enganado pelos Órgãos Publicos e o absoluto descrédito por qualquer dirigente, seja de órgão publico ou de associação de classe.
Chega!
Abraços,

Anônimo disse...

Aplausos a vc meu amigo... Show de bola!!!!
Beijos
Znalda

José Oliveira Serejo disse...

Anônimo você acha que o Centro Histórico de São Luis tão rico não é nada você é um neófito e pensar que turismo é Lagoa da Jansen e Litorânea turismo é muito mais complexo e envolve cultura culinária e conhecimento das pessoas que moram no lugar em que você visita.
O que você deveria se enganjar é na luta pela despoluição das praias de São Luis a limpeza da cidade e a defesa do meio ambiente.Existe cidades menores do que São luis que não possuem um patrimônio tão rico que são mais visitadas do que a nossa cidade.
Pense na besteira que você escreveu e reflita melhor antes de postar os seus comentários confusos.

Carlos disse...

E o Joaquim, que não não é de origem portuguesa, vê a degradação. E nos que temos sangue luso? Deveríamos nos indiginar mais.

Bira Ude Jr. disse...

Grande Fábio, fico feliz com seus textos e sua preocupação relacionados as questões do Turismo em São Luís. Quanto ao Dep. espero que ele, influente politicamente não se prenda só ao discurso, lute também, confio nele e sei de sua boa atuação na Assembleia, ele é um bom exemplo para alguns politicos que só se importam consigo mesmo.
Luta e Força!!!

abraço.

Alessandro Batista disse...

Querido Fábio

Depois da nossa conversa no terço dos homens, fiz questao de conhecer o seu blog que até então era desconhecido. Fiquei tão fã do seu trabalho que serei a partir de hoje um assíduo leitor. Realmente tudo que é dito por você não é novidade. São só comprovações do descaso do poder público para com a nossa cidade. Triste fico pela nossa São Luís que hoje serviria bem como antônimo de PROSPERIDADE. O tal título "Patrimônio da Humanidade " já deixou de existir faz tempo ... Será que podemos ser otimistas e acreditar na mudança ??? DEUS é quem sabe !!! Enquanto isso temos que assistir a todos esses absurdos que pude constatar vendo algumas das suas imagens postadas no blog. Que você continue levando ao conhecimento das pessoas o que muitos não conseguem , ou melhor, não querem enxergar. Boa Sorte !!!

Fábio Henrique Farias Carvalho disse...

Amigo Alessandro, meu blog foi um desabafo em favor do Turismo e do Centro Histórico, mesmo sendo atacado as vezes, não me importo, pois quem ataca, são os acomodados ou então os que estão na sombra dos cargos sem trabalhar.
Um abraço e sucesso, meu maigo!
saudações e volte sempre!