terça-feira, 31 de agosto de 2010

Está Ficando Difícil Se Fazer Turismo Em São Luís.
















Em São Luís, especificamente no Centro Histórico, temos pontos destinados a estacionamentos de carros de turismo que estão sendo desrespeitados pela população e principalmente pelo órgão competente, no caso, a Secretaria de Trânsito e Transporte da Capital.
Salvo engano, a conquista desses estacionamentos se deu na segunda gestão de Jackson Lago, prefeito da capital nesse período, quando a Secretaria de Turismo ainda era Fundação Municipal de Turismo.
Tais pontos estão localizados no Aeroporto Marechal Cunha Machado, na Praça D. Pedro II em frente a Igreja da Sé (Nossa Senhora da Vitória), na Praça João Lisboa e na lateral da Casa do Maranhão na Avenida Jayme Tavares onde flanelinhas ou marginais travestidos de flanelinhas arrancaram a placa que indicava que aquele ponto era um estacionamento para carros de turismo, prejudicando assim, os guias de turismo, os motoristas e principalmente os turistas, já que para estacionar nesse entorno é necessário dar várias voltas até achar uma vaga.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte parece estar acéfala, pois não consegue dirimir pequenos problemas e quem paga é o Centro Histórico de São Luís que tem perdido muito com o despreparo dos seus comandantes.
Recentemente, escrevi a respeito do tráfego de carros que ameaçava a Praia Grande e, infelizmente, nenhuma ação foi tomada até o momento, continuando os carros a andarem livremente pelas ruas seculares do Bairro da Praia Grande.
É muito comum se observar a ausência de Guardas Municipais no Centro Histórico de São Luís e essas ações tem causado prejuízos ao patrimônio público. A população é em boa parte mal educada e inconsciente. Estacionam o carro em calçadas de “Cantaria” sem dor nem piedade. Resultado: dezenas de calçadas estão quebradas pela falta de educação patrimonial e até cívica da população. Mas se não temos guardas para fiscalizar, multar e até mesmo para guinchar os carros, o que se pode esperar?
Quanto aos estacionamentos destinados aos carros de turismo é necessário que eles voltem e que sejam de usufruto dos profissionais da área e principalmente para o comodismo dos turistas que vem de longe.
A cada dia que passa, os flanelinhas tomam conta dos espaços públicos como se donos deles fossem. Costumam extorquir e até mesmo ameaçar a população, principalmente os grupos de terceira idade e mulheres. Enquanto isso, os guardas municipais conversam, despreocupadamente, na sombra das árvores frondosas das praças públicas. Mas sem comando por partes dos seus chefes o que se pode esperar, não é mesmo?
Passo a palavra ao Secretário Municipal de Trânsito e Transporte.

3 comentários:

Anônimo disse...

É uma verdadeira vergonha essa questão! Sem falar na destruição das calçadas. Algo precisa ser feito.

José Oliveira Serejo disse...

A cidade toda precisa de um choque de ordem e o Poder Público é que tem que fiscalizar e autuar os contraventores das posturas municipais.
Isso é comum nas grandes cidades e São Luis não ficaria a salvo dessas mazelas dos grandes centros urbanos.
Os carros e os ambulantes costumam se apoderar do espaço público.

Anônimo disse...

E triste ver esta realidade que acontece em Sao Luis,pq tem uma responsabilidade muito a nivel nacional e internacional,enquanto o Poder Público nao tomar providencias cabíveis,infelizmente fica esta situaçao que acompanhamos no dia a dia.