quarta-feira, 27 de julho de 2011

A Gestão De João Castelo É Uma Piada de Mau Gosto! O Centro


Caros leitores, eis aqui o que reputo como uma das maiores irresponsabilidades da gestão Castelo no que se refere ao Centro Histórico e, é referenteao projeto re revitalização do Centro Histórico de São Luís.



Quando João Castelo assumiu a Prefeitura, ele recebeu um projeto amplo, todo aprovado, com verba assegurada e em pleno curso. Desse projeto, teríamos A Escola de Música do Município, Museu da Gastronomia, Casa do Bairro, Centro de Saúde e a revitalização de aproximadamente 20 casarões para serem transformado em “Moradias Habitacionais Históricas”.



Pois bem, quero chamar a atenção aqui para o Centro de Referencia Azulejar, cujo obra, ele recebeu com quase 80% dela em pleno curso e pronta para ser finalizada, mas, a obra encontra-e parada desde 1º de janeiro de 2009, dia que Castelo assumiu.



Com recurso assegurado pelo Governo da Espanha, Vale do Rio Doce, Alumar, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e a própria Prefeitura. Tinha como objetivo a criação da Oficina-Escola de Restauro de azulejos, onde, Promoveria ainda a inclusão de jovens que vivem em situação de risco e que seriam profissionalizados em restauro de azulejo para assim, iniciarrem o projeto de revitalização dos azulejos de São Luís.



Somente a Vale do Rio Doce, investiu 500 mil reais e a obra nunca foi finalizada.



Deveria ter sido finalizada se fosse cumprido o cronograma em Março de 2009, mas, encontra-se parada demonstrando assim, a política nefasta e prejudicial que o Governo Castelo representa.



O museu em 2008 chegou a receber a doação de três mil peças entre azulejos isolados e painéis de valor incalculável do colecionador Joaquim Campelo Marques.



Agora pergunto: Porque uma obra desse largo alcance social fica parada?



Como pode uma gestão ser tai irresponsável a esse ponto?



Esse é só mais um dos descasos dessa gestão que não irá deixar saudade alguma, somente más lembranças e frustração em quem apostou que: “Agora vai”



Só a título de curiosidade, encontra-se localizada na rua da Palma, nº 360.

terça-feira, 26 de julho de 2011

FÁBRICA SÃO LUÍS, COMO É TRISTE VÊ-LA SE ACABAR!

Entra 1872 e 1900, instalaram-se em São Luís, vinte e quatro estabelecimentos fabris, principalmente os têxteis e em seguida os de fósforo, cerâmica, chumbo, sabões, prego, calçados e outros mais. Estávamos nos tornando uma potencia ao ponto de São Luís ser chamada naquele momento de “Manchester do Norte”.



Com o passar do tempo, as fábricas não acompanharam o desenvolvimento e acabaram entrando em processo de falência e perdemos tudo, infelizmente!.



Como exemplo dessa riqueza, temos a Fábrica São Luís, que foi comprada pela Prefeitura de São Luís no final dos anos 90 e alí, se projetou uma fantástica fábrica de sonho intitulado “Fábrica Cidade da Cultura” mas, tudo isso ficou somente no papel e a fábrica está por ruir a qualquer momento.



Se o projeto tivesse sido feito, teríamos naquele local um complexo composto de:



Centro de convenção;



Anfiteatro e Uma grande área livre para shows artísticos;



Salas de informática;



Dois teatros e um Teatro de Arena,



Circo;



Escola de dança;



Artes visuais;



Tv e um estúdio de gravação digital;



Oficinas de cerâmica, solda, madeira, ferro e plástico



Oficina de fotografia;



Cenografia;



Salas de exposição;



Um memorial do índio, Memorial do Tambor de Crioula e Memorial do Bloco Tradicional



uma sala para recepção/convivência, confraternizações e exposições temporárias;



Duas bibliotecas, sendo uma setorial, com acervo específico das áreas de Artes e Cultura Popular, com espaço para leitura individual;



Quatro cinemas;



Quatro restaurantes;



Sete bares/cafés;



24 lojas;



Um elevador panorâmico.



Enfim, seria um um sonho e tanto para São Luís, pois a dimensão da fábrica é enorme.



Não entendo como um projeto desse maravilhoso não sai do papel. Isso daria um impulso para o turismo de São Luís, traria alto estima para a população e embelezamento da cidade além de se recuperar um Patrimônio Secular que não tem culpa da inoperância das autoridades.



Já que não se tem verba, deveriam buscar apoio de empresas como Vale, Alumar, Petrobras, Bancos Estatais e Privados, Governo federal através do Pac das Cidades Históricas, Ministério da Cultura e Ministério das Cidades, além de uma unidade entre Governo do Estado e Prefeitura de São Luís.



Aposto se um projeto dessa magnitude e com esse largo alcance social fosse levado a essas empresas e ao Governo Federal se não seria aprovado imediatamente.



As outras Cidades conseguem, porque não conseguimos também?



Só tem uma explicação: Acomodação, incompetência, preguiça e MÁ-FÉ.



Hoje nas Secretarias de Turismo, Cultura e de Patrimônio Histórico, sem tem um verdadeiro batalhão de “funcionários” que ao invés de servirem a população, se "servem" com a benção dos chefes do Executivo, tanto Estadual quanto Municipal e só quem perde é a Cidade e a população que não tem culpa da famigerada inoperancia.



Que nojo isso dá!

VOCÊS SE LEMBRAM DO “PASSEIO SERENATA DO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS" ?

Evidentemente todos sem lembram de um passeio maravilhoso que era realizado no Centro Histórico de São Luís, onde as pessoas caminhavam pelas ruas ao som de músicas (ao vivo) de serenata como Carinhoso, Eu sei que vou te amar, As rosas não falam dentre outras.



Pois bem, esse passeio tinha como ponto de partida a Praça Benedito Leite e de lá, se percorria as ruas históricas, ao som do romantismo de outras épocas. Além de apreciar a serenata, o público, tinha a companhia de um guia de turismo, além de muitos personagens a caráter recitando poesias de autoria de poetas maranhenses e contos que permeavam o imaginário popular.



Infelizmente, esse passeio praticamente acabou, pois, houve um corte inicialmente na atual gestão Municipal e depois, houve um “remodelamento” do que estava dando certo e era perfeito. Resultado: Prejuízo para o Turismo da Cidade.



Esse ano, não houve um passeio e certamente a desculpa do Senhor Secretário de turismo Municipal foi a chuva intensa. Pois bem, já se passaram as chuvas intensas e com ela acabou também a alta estação(férias) Junho e Julho, sem que nenhum passeio tenha se realizado, frustrando muitos turistas que tinham ouvido falar ou leram a respeito de um tema tão envolvente.



Na verdade, a Secretaria de Turismo não tem comando, tem uma soberba e um monte de números criados para justificar o fracasso dessa gestão.



Houve um inchaço da máquina pública e se colocou de tudo naquela Secretaria e o resultado, foi a saída de muitos técnicos antigos e maravilhosos que muito fizeram pelo turismo dessa Cidade.



Essa gestão, não vai deixar saudades, pelo contrário, trará alivio a comunidade. Como diria o Poeta Casimiro de Abreu:

“MEUS OITO ANOS

Oh! que saudades que tenho

Da aurora da minha vida,

Da minha infância querida

Que os anos não trazem mais!”

PRAÇA JOÃO LISBOA TODA REFORMULADA- MAIS UM PROJETO QUE NÃO SAI DO PAPEL NA GESTÃO JOÃO CASTELO.

Mais um projeto lindo e infelizmente está parado. Essa é a Praça João Lisboa toda reformulada. No projeto, existe para essa área um Estacionamento Subterrâneo, a retirada do famoso “come-pé”, aquela espelunca horrível que se encontra no meio da praça e teríamos alguns cafés, lanchonetes, restaurantes e outra melhorias.



Esse Projeto está no Pac das Cidades Históricas, mas, tudo indica que ele não sairá.



Eis aqui, um belo projeto e infelizmente não sairá do papel. Ao fundo, observem o Antigo Prédio do Banco do Estado do Maranhão todo reformulado, sendo feito nele um centro administrativo.



Mais um Sonho.

VAMOS CONTINUAR SONHANDO COM A REVITALIZAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS?

Um dos principais projetos planejou a transformação do prédio do antigo Banco do Estado do Maranhão (BEM), na rua do Egito, no Centro Administrativo da PREFEITURA DE SÃO LUÍS, onde serão instaladas três Secretarias Municipais e o Gabinete do Prefeito de São Luís. O prédio, já desapropriado, vai passar por uma grande reforma e a ele serão incorporados pelo menos mais dois casarões localizados na rua do Sol.



Com 12 pavimentos, o prédio da rua do Egito ganhará cinco novos elevadores e uma escada contra incêndios para reforçar o esquema de segurança da edificação. A previsão era de que a obra tivesse sido concluída em Setembro de 2010, no dia do aniversário de São Luís, mas, infelizmente o IPHAN paralisou a obra e ela está naquela situação ridícula.



Iria ser importante, pois daria vida ao Centro além de mais segurança.

Tem horas que o IPHAN atrapalha mais do que deve.

E esse projeto, será que sai? Podemos acreditar?



Esse é mais um projeto elaborado pelo Melhor secretário da Prefeitura que é Domingos Brito. Arquiteto e Urbanista de mão cheia que faz sua parte ao projetar a Cidade e, infelizmente, não sai do papel.



PS: O atual Prédio da Prefeitura, seria museu, por ser o primeiro prédio Público do Maranhão e a antiga casa de Câmara e Cadeia datado de 1689

PRAÇA DEODORO TODA REFORMULADA E REVITALIZADA. SONHO? NA GESTÃO DE JOÃO CASTELO, SIM!


Amigos, esse é mais um dos bons projetos feito pela equipe da Secretário Municipal de Urbanismo e Habitação comandada pelo competentíssimo arquiteto Domingos José Soares de Brito.



Esse projeto é lindo, pois se sair do papel teríamos um Centro todo remodelado, com estacionamento subterrâneo para muitos carros( se não me engano mais de 2000) o que acabaria com um grave problema. Área para os camelódromos que resultaria no fim da desorganização do comercio informal no centro, banheiros públicos, praça de alimentação e a volta dos bondinhos, se tirando dessa localidade os indevidos ônibus que tanto mal causam ao Patrimônio arquitetônico de nossa Cidade.



Esse projeto está no Pac das Cidades Históricas e tem uma contrapartida da Prefeitura de São Luís.



Podemos acreditar? Será que esse sonho sai? Ao fundo, observe a Biblioteca Pública de São Luís Benedito Leite.



Eu queria muito que isso fosse realidade e não ficasse só no projeto!

Fonte do Bispo - Terminal Urbano. Mais um projeto de João Castelo Que Não Sai Do Papel..

Novo Terminal (Clique para ampliar)

Mais confortável e bonito.

Hoje é assim.

E assim...

Amigos, vou aqui começar a mostrar uma série de projetos que estão listados na Prefeitura Municipal de São Luís e que infelizmente ainda não saíram do papel e certamente nem vão, pois, temos um ditador e centralizador na Prefeitura de São Luís. 



São Projetos lindos e fundamentais para o crescimento e desenvolvimento desta Cidade que ainda vive no século passado. Esse seria o novo terminal do ANEL VIÁRIO, aquela nojeira que se encontra na frente do Aterro do Bacanga, onde são realizados alguns shows do marafolia.



Bem que poderia existir uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura no intuito de fazer a coisa andar. Pois bem, esse seria a nova Fonte do Bispo - Terminal Urbano e Centro Informal.



Um belo Presente para São Luís. Será que sai?
 
Quando?
 
Resta aguardar e saber se é só mais uma propaganda de campanha de João Castelo.
 
Tenho certeza que ficariamos todos muito felizes com uma beleza dessa.

PORQUE NÃO SE TEM COMPULSÓRIA PARA LEGISLATIVO E EXECUTIVO?


Há muito tempo, penso nessa questão que por sinal, me incomoda imensamente que é o fato da compulsória não se estender ao Legislativo e ao Executivo.



Um Juiz, Desembargador,Auditor Federal, Professor, Policial, Funcionário Público de alto, médio ou baixo escalão e até o Presidente da mais alta corte constitucional do Brasil, o STF, aos 70 anos de idade são obrigados a se aposentarem por força de Lei, mesmo tendo sua capacidade sintética em plena condição de funcionamento.



Tudo bem que ministros do Supremo Tribunal Federal e os Funcionários Públicos concursados são cargos de carreira, diferentes de Executivo e Legislativo que são cargos disputados em eleições, mas, mesmo assim considero prejudicial essa forma, pois os poderes são Independentes e Harmônicos entre si, eles poderiam também ter como garantia constitucional a aplicabilidade da Compulsória e assim, não teríamos mais tantas figuras na vida pública do nosso País exercendo cargos no Congresso e nas Assembléias, bem como nas Câmaras de Vereadores e nos Executivos Municipais e Estaduais.



Se político fosse obrigado a se aposentar aos 70 anos de idade, já teriam se aposentado no Maranhão os Senhores José Sarney, João Castelo, João Alberto de Sousa, Edson Lobão, Cafeteira, Zé Vieira, Pedro Novaes e Nice Lobão.



Não teríamos também uma série de Prefeitos inescrupulosos que ficam décadas mandando nas Prefeituras dos interiores mais pobres, bem como uma cambada de Vereadores nada éticos e viciados pela quantidade de tempo que estão na vida pública desse País.



Se isso acontecesse, teríamos uma renovação automática na vida pública do Brasil e principalmente do nosso Estado!



É lamentável que a Compulsória não sirva para Políticos!


Parlamentares No Brasil São os Mais Caros Do Mundo: Chegam A Custar R$ 33 milhões Por Ano. Eita Brasil

Mais um golpe contra a imagem do Congresso Nacional: um estudo da Organização Transparência Brasil concluiu que os parlamentares brasileiros são os mais caros do mundo. O minuto trabalhado aqui custa ao contribuinte R$ 11.545.



Por ano, cada SENADOR NÃO SAI POR MENOS DE R$ 33 MILHÕES. O custo anual de um DEPUTADO É DE R$ 6,6 MILHÕES. Os valores gastos com o Congresso causam ainda mais espanto quando comparados com os números de países mais ricos do que o Brasil.



SE FIZERMOS A MÉDIA DOS CUSTOS DE DEPUTADOS E SENADORES, CADA PARLAMENTAR NO BRASIL SAI POR R$ 10,2 MILHÕES POR ANO. NA ITÁLIA, SÃO GASTOS R$ 3,9 MILHÕES, NA FRANÇA, POUCO MAIS DE R$ 2,8 MILHÕES, NA ESPANHA, CADA PARLAMENTAR CUSTA POR ANO R$ 850 MIL E NA VIZINHA, ARGENTINA, R$ 1,3 MILHÃO.



Esse custo se repete nas Assembléias Legislativas. O pior exemplo está em Brasília. Cada um dos 24 deputados distritais custa por ano quase R$ 10 milhões e os vereadores, no Rio e São Paulo, cada um sai por R$ 5 milhões.

Agora pergunto: Um país miserável como o Brasil, onde temos um alto nível de desigualdade social tem necessidade de se gastar tão mal?



Temos que lembrar também que esses valores são oficiais, não está incluído a deslavada corrupção e as muitas “trocas de favores” entre os senhores parlamentares e os lobistas e empresários.



Um erro absurdo esse!

TODO POLÍTICO CORRUPTO É UM GRANDE DE UM CANALHA E TRAIDOR DA PÁTRIA

Todos os dias é muito comum observarmos os meios de comunicação mostrarem casos de corrupção evolvendo Deputados e Senadores. São inclusive motivos de chacota nacional em todos os programas de humor do Brasil.



Hoje, o maior papel de Senadores e Deputados é arrumar verbas para Prefeitos.



Um Senador tem em torno de 12 milhões de reais em emenda parlamentares e isso é um absurdo, temos que acabar com essas emendas individuais ou de bancada, pois o problema maior reside bem aí.



Essas Emendas Parlamentares que ligam os Parlamentares aos empreiteiros e lobistas, fazendo com que ocorra o que há de mais nefasto na política brasileira: A CORRUPÇÃO.



O Congresso tem que fazer com que o Orçamento ao invés de ser facultativo e indicativo seja obrigatório e impositivo, fazendo com que tudo que esteja no orçamento seja cumprido sob pena dos membros do executivo, Legislativo e Tribunal de Contas sofrerem sansões duríssimas e até serem impedidos de exercerem os cargos que exercem.



Enquanto houver essa possibilidade de indicar uma verba aqui e outra alí, isso ocorrerá. Veja o que está acontecendo com as verbas Parlamentares da Assembléia Legislativa do Maranhão. Já se fala em agiotagem em pleno Parlamento do Maranhão e isso é inadmissível mas, é muito possível que seja a mais pura verdade e eu não duvido disso.



Quantas obras são realizadas e que não são prioritárias? Quantas obras ficam paradas ou não são concluídas gerando um prejuízo enorme para a nação?



No Parlamento da França, os Senadores e Deputados discutem o ano inteiro o orçamento, porque sabem que ele vai ser cumprido. A população acompanha porque deseja uma obra aqui, outra melhoria alí e assim, existe uma fiscalização recíproca e as coisas acontecem.



No Brasil e no Maranhão, o orçamento não é nada, os Governos chegam a mandar medidas provisórias para fazerem suplementação orçamentária ou mudar verba daqui para ali e aí, nasce à famigerada corrupção.



Parlamentar deveria somente cumprir seu papel Constitucional que é de propor Leis e principalmente fiscalizar o Executivo.



Como sabemos, isso não ocorre certamente por serem (muitos deles) corruptos e conseqüentemente traidores da Pátria.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

E Assim, A Gestão De João Castelo Trata O Centro Histórico De São Luís.

E assim, a Gestão de João Castelo trata o Centro Histórico de São Luís.




No ano de 2005, houve um projeto intitulado: “Desterro, uma proposta de reabilitação 2005”. Esse projeto, teve uma ampla participação de várias entidades, orgãos e moradores do Centro Histórico de São Luís.



Como o objetivo geral de gerar um conjunto de ações técnic...as, institucionais, financeiras, eficientes, eficazes e efetivas para reabilitação do bairro do desterro e do seu entorno, integrando-o às exigências contemporâneas, funções e atividades, em um horizonte de 5 anos, ou seja, 2010.



O plano visava, promover ações de melhorias de vida e a inclusão social; promover a manutenção e conservação do patrimônio cultural; atrair investimentos públicos e privados para área dentre outros.



Tinha como proposta principal a habitação como função central, o aumento da diversidade das atividades e parceria da Prefeitura de São Luís com a Caixa Econômica Federal – Ministério das Cidades - Ministério da Cultura – Vale do Rio doce - Alumar - Petrobras e até com o Governo da Espanha.



O programa consistia em:



Construção de dezenas de moradias habitacionais em 20 casarões históricos que foram desapropriados (obras paradas desde que Castelo assumiu)



Tinha como meta construção de oficina Escola da Azulejaria de restauro (Obra parada desde que Castelo assumiu);



Escola de Música se São Luís (Obra parada desde que Castelo Assumiu);



Museu da Cidade (Obra parada desde que Castelo Assumiu);



Oficina de marcenaria (Obra parada desde que castelo assumiu);



Oficina de alvenaria (Obra parada desde que Castelo assumiu);



Entreposto Pesqueiro (Obra parada desde que Castelo assumiu)



Revitalização do Marcado Central(Obra parada desde que Castelo assumiu)



Canal do Marcado Central mais conhecido como Oscar Frota( Obra lenta, gerando inúmeros problemas aos comerciantes)



Casa do Bairro (Obra parada desde que Castelo assumiu)



Cerntro de Saúde do Desterro ( Obra Parada desde que Castelo assumiu)





Museu do Azulejo (Obra parada desde que Castelo assumiu)



E Museu da Gastronomia(Obra em passos de cágados)



Esse museu, eu quero abrir um parênteses, pois, é de competência da Secretaria de Turismo do Município e foi iniciado na gestão da Ex-Secretária Socorro Araújo.



Iniciado sua obra em 4 de Julho de 2008, tinha como previsão de entrega dezembro de 2008, seria instalado nos quatros pavimentos do museu os seguintes departamentos:



No térreo será instalada uma Central de Informações Turísticas, loja e a Exposição Museológica; no 1° piso terá uma Petiscaria, contendo também ambientes para exposições temporárias; o 2° piso comportará a parte administrativa do Museu, a reserva técnica, almoxarifado e exposição temporária e o 3° piso contará com o Núcleo de Capacitação destinado a realização dos cursos, oficinas e palestras para formação continuada em culinária típica direcionada à comunidade e agentes do setor turístico.



Pois bem, já vão fazer 3 anos que a obra está andando em passos de tartaruga, sendo que foi modificada em boa parte o seu projeto inicial.



A Ex Secretária Socorro Araújo, firmou um convenio com o Ministério do Turismo, no valor de R$ 833.625,00, e contrapartida da Prefeitura, no valor de R$ 44.080,00. Por meio da parceria, o IPHAN ficou responsável pelo financiamento do desenvolvimento do Projeto Arquitetônico e Plano Museográfico.



O atual Secretário, fala abertamente de vários erros na concepção do projeto e confesso: A mim não interessa, quero é a obra pronta, mas duvido que aconteça agora, pois, atualmente na Secretaria de Turismo do Município, falta papel higiênico, Cafezinho, copos descartáveis e as contas de telefone e água já foram cortadas algumas vezes, imagina uma escola/museu de gastronomia que precisa de muito mais coisa do que isso.



Na verdade, essa obra deveria pertencer a Secretaria de Segurança Alimentar. A Secretaria de Turismo, vai mal das pernas e, isso só mostra a inapetência da atual gestão



A placa da obra faz alusão a conclusão da obra e decreta: 180 dias, no entanto é mais umas das propagandas falaciosas da atual administração, pois, já se passaram dois anos e sete meses da gestão Castelo e nada aconteceu.



Só resta lamentar a mudança do projeto original e lamentar a lentidão com que essa obra caminha, pois, se uma Secretaria e seu corpo tecnico não conseguem resover problemas de "ajustes ou erros de concepção de projeto" em tanto tempo, ela não everia nem existir.



Ao que tudo indica, a obra ficará pronta na próxima gestão e espero eu que não seja a mesma, amém!

terça-feira, 12 de julho de 2011

Parada Gay: Dessa Forma Que Se Busca Respeito?


Nunca achei que a parada Gay fosse um movimento que buscasse o respeito da sociedade, pelo contrário, com os muitos excessos só conseguem aumentar o nível de preconceito e isso é lamentável.



Se eu visse uma moça bonita pegar sol nua (pelada) em pleno Pelicano Bar na praia de São Marcos, eu certamente acharia que ela era uma moça vulgar e como eu, boa parte da sociedade e o que pensar de um homem de quase dois metros de altura com um fio dental enfiado no bumbum? Será que com um ato desse, ele busca o respeito da sociedade?



Da porta da minha casa, eu observei imagens degradantes, uma sociedade depravada e a completa falta de valores e princípios. Observei também uma avenida litorânea entupida de marginais, muitos furtos, muito uso de droga e consumo de álcool.



Hoje ao ir fazer minha caminhada logo cedo, desisti, pois infelizmente, o que se via eram garrafas, latas e plásticos jogados na faixa de areia e nas dunas. O que observei foram camisinhas usadas espalhadas pelo chão, seringas e principalmente um cheiro de urina e podridão insuportável.



Durante o evento, infelizmente se observa de maneira escancarada símbolos Cristãos sendo usados de maneira jocosa, cínica e debochada. Chegam ao ponto de fazer piada com Jesus Cristo e Santos da Igreja Católica (Santos Gays, por exemplo) e isso é de se lastimar, meus caros amigos. Os cristãos não podem aceitar de maneira alguma isso. O movimento pode tudo, sem limites e, isso não é preconceito aliás, isso se torna normal, muito embora agrida e fira princípios éticos e disciplinares.



Na verdade, a parada Gay é um carnaval piorado, bizarro e sem nenhuma proposta, a não ser a degradação da família e dos bons valores da sociedade.



No dia que olhar um movimento gay, sem música eletrônica, sem bebida alcoólica e sem drogas, eu irei prestigiar, pois, esse movimento será sério e merece o respeito e a atenção da sociedade.



Um movimento Gay sério, tem que ser ordeiro tem que buscar de maneira digna debater assuntos relevantes como a adoção de crianças carentes (ou órfãs) de maneira séria e equilibrada, não assim. Tem que reinvidicar o direito a partilha de bens, mas, sempre tendo a lei a seu favor e não infrigindo a lei, como esses movimentos facistas tem feito, abusando de tudo e de todos, ferindo inclusive princípios cristãos como já falei.



Não podemos mais suportar esse show de bizarrices sendo financiado com o dinheiro público, pois assim como sou contra o Marafolia em local público, sou contra a parada Gay em local público também.



Ao ver os noticiários hoje (Rádio AM principalmente), me deparei com números alarmantes de assalto, prisões, apreensões de drogas e armas, tentativa de homicídio e sobretudo lesões corporais.



Não sou nem um pingo homofobico, pelo contrário, sou consciente e tenho a nítida certeza que esse show de bizarrice só causa mais distanciamento, sobretudo por não reinvidicar de maneira séria a dignidade que os gays tanto brigam e que é justo.



Uma faixa me chamou a atenção: "Ser gay é ser mais alegre". Será? E quem é Heterossexual é triste? Ter uma família de marido mulher e filhos é drástico? Não existe aí uma grande inversão de valores nesses casos?



De fato, o movimento perdeu o foco e, temos que observar com muito cuidado os excessos, pois parece que estão criando um movimento de "homosexualização" do Brasil e não brigando por um direito e garantias individuais que é o que determina a Constituição do Brasil.



Quer respeito, se dê o devido respeito

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Educação Integral E Escolas Técnicas A Solução Do Brasil

Uma fala é comum em todo o mundo: Um País só cresce com Esporte, Educação de qualidade e investimento na área científica. Nesse sentido, vou aqui expressar o meu ponto de vista para o que considero que seria a solução do Brasil: Educação em tempo integral e escolas técnicas.



Criou-se um mito que todos os cidadãos tinham que ter curso de terceiro grau e nesse sentido, se deixou de investir em escolas técnicas por muito tempo, o que acarretou em um prejuízo para a mão de obra qualificada do Brasil. Outro dia li uma notícia que soldadores de um país do Oriente Médio estavam vindo para o Brasil para trabalharem em um determinado Gasoduto do País,pois, não tínhamos uma mão de obra qualificada o suficiente, um grave erro dos Governos passados que não investiram nesse tipo de mão de obra e em Escolas Técnicas.



Vejamos: No Estado Unidos, aproximadamente 40% da população tem terceiro Grau, na França, 22% e no Brasil, entre 8 e 11% que é um número baixo, mas, se levarmos em conta que os formados em escolas técnicas prestam um relevante serviço para a nação, vamos perceber que existe um pouco de mito no Terceiro Grau, sendo assim, porque não termos mais escolas tecnicas no Brasil, bancada pelos Governos Municipais, Estaduais e Federal ?



Existe um projeto no Senado da República para que todas as escolas do Brasil sejam de Tempo Integral, sendo muitas escolas tecnicas. Custaria em torno de 20 bilhões por ano. Essa valor é um troco para o Brasil, se levarmos em consideração os benefícios que eles iriam trazer a nação em 20 anos. Quanto o Brasil paga de Dívida Externa por ano? Quanto o Brasil não gasta desnecessariamente, com cargos públicos demasiados, com gastos supérfluo e por aí vai?



Se houvesse uma melhor aplicabilidade dos recursos, certamente, teríamos todas as Crianças do Brasil em escolas de tempo integral e escolas técnicas ainda por cima. O maior problema do Brasil é a Educação de base. A formação inicial do estudante. Quando a base não é executada adequadamente, gera um grave problema no futuro.



Só lembrando: O Ex- Governador Jackson Lago, fez a compra do antigo Colégio Marista e nele prometeu entregar no final de 2009 uma escola tecnica de tempo integral, foi cassado no mesmo ano e, assim que assumiu o Governo Roseana Sarney, prometeu entregar no mesmo periodo, mas, infelizmente abandonou a obra em seguida, já se passaram quase dois anos e nada. Entrei lá e senti uma dor profunda, sobretudo por ser tombado como Patrimônio Federal e por ser a segunda maior Praça Esportiva do Maranhão, depois do Castelão. A estrutura está pronta, só falta força de vontade e competência do Governo, coisa que infelizmente não estamos observando em nenhuma área.



No Maranhão, temos apenas 2 escolas de tempo Integral que ficam em São José de Ribamar e uma terceira está sendo feira pelo bom Prefeito Gil Cutrim. E esse é um número assustador também, pois, temos 2017 Municípios e milhares de crianças na rua. Até quando os gestores públicos vão brincar com a Educação Pública do Brasil? Não é hora do congresso Nacional pensar em instituir em todo o Brasil escolas de tempo integral, sendo escolas técnicas?



Vamos pensar nisso?