quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Acorda Prefeitura De São Luís.


BASTA CLICAR NAS FOTOS PARA AMPLIÁ-LAS






















A Prefeitura de São Luís é o tipo de instituição que fala mas não cumpre, talvez por isso tenha sofrido tanto desgaste e ficado sem credibilidade.
A falta de guardas municipais em São Luís é algo inexplicável. Ao andar pelo Centro, logo se percebe que os poucos guardas existentes estão encostado em alguma árvore ou então estão obedecendo à determinação da Prefeitura: multar, multar e multar, descumprindo assim as sua funções principais de segurança, orientação e organização.
Os pontos destinados ao turismo foram todos surrupiados pelos vigias de carros e os guardas municipais não deram nenhuma importância a isso.
Estava passando pelo Centro Histórico de São Luís quando me deparei com uma imagem que me chamou a atenção: dois grandes ônibus de turismo estavam procurando um estacionamento, pois o local apropriado (conforme a placa mostra) estava ocupado por carros que nada tem a ver com o turismo. Um engarrafamento enorme foi formado e os turistas ficaram meio tensos com a quantidade de motoristas buzinando, até que eles contaram com o bom senso de três ou quatro taxistas que cederam educadamente os seus pontos.

Infelizmente, temos uma prefeitura de propaganda, sem secretários com autoridade e que silenciam diante do chefe maior João Castelo.
Essa é mais uma cena da Cidade, mais uma amostra da incapacidade gerencial daqueles que dizem brigar por um turismo organizado.
Quanta Patuscada!

PS: Fotos Tiradas por mim no decorrer da Semana.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A Pedra da Memória e Seu Lamentável Esquecimento.

Basta clicar nas fotos Para ampliá-la.































A Pedra da Memória e Seu Lamentável Esquecimento.



Inicialmente, a Pedra da Memória foi instalada em frente ao antigo Quartel do 5º Batalhão de Infantaria no Campo de Ourique em 1841, data essa em que se comemorava a Coroação de D. Pedro II, permanecendo lá até a demolição desse antigo quartel.

Jogada ao relento e ao descaso, a Pedra contou com substancial ajuda do escritor Joaquim Luz que se empenhou imensamente pela sua instalação no local onde até hoje permanece, porém, abandonada e tristemente esquecida.

Chega a ser irônico, mas a Pedra da Memória foi esquecida pelo Poder Público Municipal e Estadual, e para agravar a situação, retiraram os dois canhões que a ladeavam para a execução de uma reforma que nunca foi concluída.

E por falar nesse assunto, tal reforma revitalizaria toda a muralha do Palácio dos Leões bem como os Baluartes São Cosme e Damião e quando concluída teria-se o total de 16 baterias de canhões. Porém, no Maranhão, tudo é levado no deboche e na galhardia, nada podendo se esperar, quanto mais a conclusão de uma obra.

Os canhões, além de históricos, davam um toque de beleza e nos remetiam a um passado bucólico e romântico da São Luís dos anos 50.

No Maranhão, é muito comum políticos e espertalhões de plantão apropriarem-se de algo que não é seu. Aqui tem de tudo: é ex-Presidente da República que usurpa o portão secular do cemitério de Alcântara e coloca em sua casa com o maior descaramento; é político que se acha dono de imagens de santos e obras, artes seculares guardadas nas Igrejas ou nos Museus, e as colocam na sala de sua casa; é político, que na maior cara de pau do mundo, retira Pedras de Cantaria do centro histórico de São Luís para decorar seu jardim particular; e por aí vai. Agora, são os nossos canhões que representam as batalhas e as glórias do Maranhão que estão sumidos.

Para onde foram?

Não quero crer que tenham parado na casa de algum Desembargador ou Deputado, mas deixo a dica no ar.

Voltando a Pedra da Memória, fico a pensar o quanto nossos administradores são incessíveis com os nossos Monumentos Históricos que nada mais são do que um pedaço da história do Brasil.

Quando observo a Pedra da Memória ser vítima de políticos cretinos que se aproveitam do silêncio da madrugada para nela poder colar materiais de campanha, sinto náuseas, sem contar que a agressão maior é a pichação, um abuso e verdadeiro absurdo, e mesmo assim, ninguém toma uma atitude.

Quando a Governadora Roseana Sarney acorda e abre a janela do seu quarto no Palácio dos Leões, ela se depara com as Pichações da Pedra da Memória. Quando o Prefeito João Castelo vai trabalhar na Prefeitura, ele passa pela Pedra da Memória. No entanto, parecem estar sofrendo de cegueira mórbida ou então perderam o poder da indignação em ver a sua cidade sendo consumida pelas ações de marginais.

Até quando a Pedra da Memória ficará do jeito que está? E os nossos Canhões vão aparecer ou não? Eis a questão.

O filósofo Plutarco cita que o “importante não é correr, é andar'', mas no Maranhão nem se corre nem se anda, na maioria das vezes se rasteja, sobretudo no descaminho da submissão e do silêncio indesejado que tanto mal faz a sociedade.

A Pedra da Memória ou é mais um lamentável esquecimento ou então é o retrato fiel dos políticos que nos representam.


*Fotos Tiradas por mim no dia 18-10-2010


domingo, 17 de outubro de 2010

São Luís Cidade De Todos...



O slogan da Prefeitura Municipal de São Luís é esse: São Luís, Cidade de Todos. Achei o título apropriado, sobretudo pela maneira como a Prefeitura de São Luís trata o Centro Histórico de São Luís.
Nossas praças públicas estão abandonadas e sendo ocupado por andarilhos, hippies, marginais, prostitutas, vadios e afins.
Enquanto isso, as famílias de bem se afastam do Centro Histórico, bem como os turistas por um motivo muito simples: FALTA DE SEGURANÇA E ABANDONO.
Está faltando atitude por parte da Prefeitura de São Luís e dos responsávei (ou irresponsáveis) pelo Centro Histórico de São Luís.
PS: Basta clicar na foto para ter a ampliação da imagem.
* Foto tirada por mim no decorrer dessa semana.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

O Mirante Da Lagoa da Jansen!
























O Mirante da Lagoa que foi intitulado de Mirante Terezinha Jansen em homenagem a essa grande mulher, grande folclorista e pesquisadora da Cultura do Maranhão.
Figura querida e respeitada foi justamente homenageada e, nas terras que pertenceram a sua bisavó Ana Jansen conhecida como a “Rainha do Maranhão” na metade do Século-XIX.

Mas voltando ao Mirante da Lagoa, esse encontra-se em decadência plena.

Inaugurado em 2001, passou a ser inicialmente vítima da falta de educação da população que por lá, depredavam tudo que via pela frente a começar pela placa que fazia alusão ao nome de Terezinha Jansen, depois os bancos, as lixeiras, as luminárias e mesmo com todo esse vandalismo, não se pensou até hoje em colocar naquele ponto um boxe da Polícia Militar ou mesmo guardas da iniciativa privada.

A palavra Mirante significa um ponto elevado de onde se descortina um largo horizonte ou pavilhão colocado em lugar montanhoso, para que dele se possam apreciar vistas panorâmicas. No entanto, o mato cresce e por lá não se observa mais nada a não ser sujeira, degradação, poluição e abandono.

O mais estarrecedor é o fato de estar se tornando ponto preferencial de empresários que também por lá fazem eventos que vão de luta livre a shows de artistas de gosto duvidável. Deixam por lá um rastro de sujeira sem precedentes e em uma área que é de preservação permanente e tombada como Parque Estadual da Laguna da Jansen, criado pela Lei 4.870 de 23 de Junho de 1988.

Últimamente os turistas e os moradores da área tem sido vítima de assantos fresquentes e os próprios poucos policiais que fazem a ronda do local pedem para não “dar bobeira” ou mesmo “não ir por lá” para ver o por do sol por exemplo.

Essas festas além de degradarem visualmente o ambiente, comprometem, a verdadeira função do nosso querido mirante. Não se pode permitir que um espaço público seja privatizado por empresários ligados ou ao Grupo da Governadora Roseana Sarney ou ao Grupo do Prefeito João Castelo, afinal, o Mirante da Lagoa é do Povo, mas como quem concede as autorizações é Prefeitura ou o Governo do Estado...

Necessário no entanto é que o Sr. Promotor Fernando Barreto tome uma providencia diante da completa degradação em que se encontra aquele ponto da Lagoa sobretudo pela degradação promovida por festas privadas que como já disse: Deixam um rastro de sujeira incalculável, conforme as fotos mostram.

É necessrário que o IMPUR( Instituto Municipal de Paisagismo Urbano) faça a poda das árvores bem como as empresas de limpeza pública façam o seu papel que por sinal deixam e muito a desejar, mas o principal é que o Governo não permita essas festas e mais, que o Ministério Público tome as devidas providencias e faça cumprir o seu papel Constitucional de Fiscalizar as Leis.

Mas como diria o Jurista e “profeta” Ruy Barbosa em 1914, profetizando o que seria o Brasil do futuro e que hoje é o Brasil Presente:

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”

Qualquer mera coincidência com os dias atuais não é absurda e sim o que o Jornalista Palmério Dória falou em seu Livro Honoráveis Bandidos: Um retrato do Brasil na Era Sarrney.


*Artigo publicado no meu blog visite e olhe as tristes fotos que foram tiradas por mim na tarde de hoje, dia 05 de outubro de 2010.

Flávio Dino E Sua Vitória!





Flávio Dino E Sua Vitória!

Durante esse tempo, eu me afastei do Blog por entrar de cabeça na campanha para Governador do Estado do Maranhão!
Meu voto foi definido da maneira mais consciente e lúcida possível.
Apostei em um eventual segundo turno entre Flávio Dino e Roseana Sarney, que por sinal ano que vem começará seu quarto Governo.
Injusto?
Sim. Mas, simplesmente isso pareceu muito normal para mais da metade da população do Maranhão, mais da metade que apostou em um “novo recomeço”, ou como a Governadora eleita disse: “Farei o melhor Governo da minha vida”, praticamente confirmou aquilo que já sabíamos que é o fato de ela ter certeza que o Palácio dos Leões é de sua propriedade particular e, diga-se de passagem, há bastante tempo!
Mas voltando a falar do ótimo desempenho de Flávio Dino:
Flávio Dino obteve 859.402 votos, ou seja, 29,49% dos votos da maneira mais limpa possível. Percorreu todos os Municípios do Estado e lutou bravamente contra a falta de dinheiro, contra um grupo carcomido pela corrupção e mais, lutou contra o Presidente Lula e o PT Nacional, PT esse que nem de longe lembra à ética, a decência e a coerência que tinha em outros tempos...
Observamos o presidente Lula que uma ora figurava como ator e outra ora como cabo eleitoral da Governadora Roseana Sarney. Aliás, Lula comprometeu todo o seu passado de luta e de ética, sendo ele o grande anfitrião dos maiores corruptos da história do Brasil, aliando-se a figuras inescrupulosas e aqui aponto alguns nomes: Fernando Collor, Paulo Maluf, Renan Calheiros, Antony Garotinho, José Sarney, Jader Barbalho, Romero Jucá e muitos outros usurpadores de cofres públicos, mais conhecidos como Ladrões!
No debate promovido pela Rede Globo local, mostrou sua serenidade, sua transparência e principalmente apresentou propostas significantes que iriam mudar o Maranhão e, sobretudo, favorecer a população mais carente.
O seu desempenho foi fantástico e o credencia para 2014, sendo ele sem sobra de dúvida o candidato mais apropriado para Governar o Maranhão.
Foi uma pena não termos tido o segundo turno para se debater de maneira mais ampla os problemas sociais que afligem o Estado, para que ele tivesse tido por sinal, maior tempo de televisão, pois tinha três vezes menos tempo que a Governadora Roseana Sarney por exemplo.
Resta aguardar e, lamentar profundamente a vitória da Governadora Roseana Sarney, vitória essa que deixará marcas indeléveis aos menos favorecidos aos excluídos do campo e aos pescadores artesanais desse enorme Maranhão!
Hoje esse mesmo grupo promete revolucionar o Estado, mas se não fez em 50 anos de mando, ou melhor, desmando o fará agora?
Acho que não, pois tempo eles tiveram e muito e se não fizeram só pode ser por dois motivos: Ou falta de vontade ou despreparo, acredito que apontar os dois problemas seja a melhor solução, só resta saber quem vem na frente.
ACORDA MARANHÃO!